Emoção

Emoção

Emoção, em psicologia, termo que designa uma reação que comporta modificações fisiológicas, como variação do pulso, atividade hormonal ou aumento da temperatura corporal, que estimula o indivíduo e o prepara para agir. As três emoções primárias são a cólera, o amor e o medo.Elas são desencadeadas como reação imediata a um estímulo exterior ou processo subjetivo e indireto, como a memória, a associação ou a introspeção. O psicólogo americano, John Watson, realizou experiências comprovando que os bebês podem sentir essas três emoções; demonstrou, também, que essas reações emocionais podem ser condicionadas.

Quando um indivíduo amadurece, diminui a parte dos estímulos externos em suas reações emocionais. Esses estímulos se tornam também mais complexos: um adulto pode sentir medo em uma situação que deixaria uma criança com raiva. Os diferentes tipos de reações tendem a ficar parecidos quando sua intensidade aumenta.

Todas as reações emocionais são acompanhadas por modificações fisiológicas. A cólera acarreta uma aceleração do ritmo cardíaco; o medo pode provocar síndromes agudas de tremor ou de perda da fala ou ser dissimulado por uma aparente tranqüilidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o pensamento conceitual

Inteligência e pensamento

Significado dos Dias da Semana