O que é Retórica?

Retórica
1 INTRODUÇÃO
Retórica, em seu sentido mais amplo, teoria e prática da eloqüência, seja falada ou escrita. A retórica falada é a oratória. A retórica define as regras que regem toda composição ou discurso em prosa que se propõem influir na opinião ou no sentimento das pessoas.

2 RETÓRICA CLÁSSICA
O poder de eloqüência que demonstram Nestor, Odisseu e Aquiles na Ilíada levou muitos gregos a considerarem Homero como o pai da oratória. Em Atenas, no ano de 510 a.C. era essencial o desenvolvimento da habilidade da oratória; assim surgiu um grupo de mestres conhecidos como sofistas, que se propuseram a ensinar aos homens a falar melhor, segundo as regras desta arte.
Platão satirizou seu tratamento mais técnico e discutiu a essência da arte retórica. Aristóteles definiu a retórica como a arte da persuasão. Em Roma, grandes mestres como Cícero e Quintiliano foram influenciados pelos modelos gregos.

A retórica constituiu, junto com a Gramática e a Dialética, o Trivium, isto é, as três disciplinas preliminares das sete artes liberais ministradas nas universidades da Idade Média.
Apesar da sua decadência desde finais do século XVIII, autores como Victor Hugo, Baudelaire ou Valéry oferecem as normas modernas de uma nova retórica, que pesquisadores como Roland Barthes, Roman Jakobson, os formalistas russos ou o new criticism anglo-americano, consideram um prolongamento enriquecido da antiga.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o pensamento conceitual

Significado dos Dias da Semana

Chave de Ativação do Nero 8