Hoje na Históoia: 10 DE FEVEREIRO – DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Atletismo, Provas de
1 INTRODUÇÃO
Atletismo, Provas de, conjunto de competições entre indivíduos ou equipes — normalmente amadores — em reuniões em pistas cobertas ou estádios ao ar livre. As categorias básicas do esporte combinam provas de corridas e marchas com lançamentos e saltos. As corridas, que constituem a maior parte das provas do atletismo, variam desde os 50 m rasos em pista coberta, até a corrida da maratona, que cobre 41 km 947 metros.
As reuniões ao ar livre se realizam, geralmente, num estádio ou campo de atletismo construído ao redor de uma pista feita de cinza prensada, argila ou material sintético. O comprimento habitual de uma pista é de 400 m, tem forma oval, com dois tramos retos e duas curvas. A maioria dos lançamentos e saltos (ou provas de campo) se disputam na zona compreendida dentro do oval. Há provas especiais, como o decatlo (para homens), que consiste em cinco provas de pista e cinco de campo, e o heptatlo (para mulheres), com quatro provas de campo e três corridas.
2 CORRIDAS DE VELOCIDADE
São as mais curtas. Em pista coberta, são disputadas nas distâncias de 50, 60, 200 e 400 m e ao ar livre nas de 100, 200 e 400 metros.
3 BARREIRAS
São corridas de velocidade nas quais os competidores devem superar uma série de dez obstáculos de madeira e metal (ou plástico e metal) chamados barreiras. As corridas ao ar livre mais populares são os 110 m com barreiras, que se correm com as chamadas barreiras altas; os 400 m (com barreiras intermediárias) e os 200 m, com barreiras baixas. Os 60 m com barreiras são habitualmente disputados em pistas cobertas.
4 CORRIDAS DE MEIA DISTÂNCIA
São as que cobrem entre 600 e 3.000 m. As mais populares são as de 800 m, 1.500 m e 3.000 metros.
5 CORRIDAS DE FUNDO OU LONGA DISTÂNCIA
São as provas com percursos acima de 3.000 m. Estas corridas são muito populares na Europa, onde se realizam com freqüência corridas de 5.000 e 10.000 metros.
Entre as corridas de longa distância mais cansativas estão as de travessia de campo (ou cross-country) e a maratona.
6 CORRIDAS DE REVEZAMENTO
São provas para equipes de quatro componentes, nas quais cada corredor percorre uma distância determinada (normalmente um quarto da distância), passando ao corredor seguinte um bastão rígido chamado testemunha e assim sucessivamente, até que se completa a distância da corrida. As distâncias habituais são as de 400 e 800 metros.
7 CORRIDAS DE OBSTÁCULOS
Se realizam sobre uma pista de 3.00 m que contém barreiras, riachos e outros obstáculos.
8 MARCHA
As provas de marcha se correm normalmente em distâncias que oscilam entre 1.500 m e 50 km e são especialmente populares na Europa e Estados Unidos.
9 SALTO EM ALTURA
O objetivo é passar sobre uma barra horizontal que se encontra suspensa entre dois suportes verticais, separados quatro metros. O participante tem direito a três tentativas para superar cada altura.
10 SALTO COM VARA
atleta tenta superar uma barra transversal situada a grande altura com a ajuda de uma vara flexível, normalmente de 4 a 5 m de comprimento, que freqüentemente é de fibra de vidro, com a qual projeta o corpo para o alto.
11 SALTO EM DISTÂNCIA
O competidor corre por uma pista e salta desde um ponto fixo, tentando cobrir a máxima distância possível.
12 SALTO TRIPLO
O objetivo da prova é cobrir a máxima distância possível num conjunto de três saltos concatenados.
13 LANÇAMENTO DE PESO
Os competidores devem lançar uma sólida bola de metal à máxima distância.
14 LANÇAMENTO DE DISCO
O disco é um prato com a borda e o centro de metal, que se lança desde um círculo que tem diâmetro de 2,5 m. Na competição masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura no centro, com peso de 2 kg; na competição feminina, o diâmetro é menor e o peso é de 1 kg. O atleta firma o disco convexo entre os dedos e o antebraço do lado do lançamento, logo gira sobre si mesmo rapidamente e lança o disco ao ar com uma extensão do braço.
15 LANÇAMENTO DE MARTELO
Os lançadores competem lançando à maior distância possível uma bola pesada fixada a um arame metálico, com uma empunhadura na extremidade.
16 LANÇAMENTO DE DARDO
O dardo é uma lança curta dotada de uma ponta metálica, com comprimento mínimo de 260 cm para os homens e 220 cm para as mulheres, e um peso mínimo de 800 g para homens e 600 g para mulheres. O dardo deve cair de ponta.
17 DECATLO E HEPTATLO
O declato masculino consiste em dez provas, realizadas durante dois dias, que premiam a resistência e a versatilidade física. As provas de heptatlo feminino também se realizam em dois dias e são: 100 m com barreiras, lançamento de peso, saltos em altura e distância, 200 m rasos, 800 m rasos e dardo.
18 HISTÓRIA
O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte e se realiza há milhares de anos. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, iniciados pelos gregos no ano 776 a.C.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o pensamento conceitual

Significado dos Dias da Semana

Chave de Ativação do Nero 8