Pular para o conteúdo principal

quando os humanos começaram a falar?

 Desde sempre, nós, humanos, amamos falar (ao menos a maioria). Segundo o IFL Science, uma pessoa média fala milhares de palavras por dia e é uma parte primordial de como nos comunicamos com outro humano.

Contudo, ninguém sabe dizer, com total precisão, quando começamos a falar (pelos cotovelos). Os pesquisadores ponderam e discutem isso há tempos, obtendo algumas respostas para essa grande questão.

Um dos elementos essenciais para propiciar a fala humana é a laringe (ou caixa de voz, como é popularmente conhecida). Ela se situa no pescoço, acima da traqueia e acolhe as cordas vocais, que se juntam e vibram conforme o ar passa, causando a produção de som.

Dessa forma, a evolução da laringe virou foco de muitas pesquisas que tentam descobrir o início da fala humana.

Quando começamos a falar?

  • A explicação mais aceita é a teoria laríngea, proposta pelo cientista Philip Lieberman;
  • Ela diz que, diferente de outros animais, os humanos têm laringe descendente, significando que ela se situa bem longe do palato mole que separa a cavidade nasal da garganta;
  • Essa condição nos dá a capacidade única de produzir os sons necessários para fala e linguagens.

Em um artigo, o cientista pontuou que sua estrutura anatômica estava ausente nos Neandertais e outros humanos antigos, surgindo somente em fósseis datados de cerca de 50 mil anos.

O argumento de Lieberman é que a fala começou mais ou menos naquela época, apesar de a linguagem, como conhecemos hoje, ainda não estava presente.

Há quem pense ao contrário

Porém, alguns pesquisadores não estão contentes com a teoria tradicional. Louis-Jean Boë, autor de estudo que desmente a teoria de Lieberman, em entrevista ao CNRS News, afirmou o seguinte:

A teoria laríngea é um conceito muito poderoso que busca explicar por que os humanos podem falar devido à sua evolução tanto como espécie quanto como indivíduos. O problema, como demonstramos após 20 anos de pesquisa multidisciplinar, é que não há fundamento válido para esta teoria.

Essa teoria poderia mudar por completo a estimativa aceita atualmente sobre quando os humanos começaram a falar.

Em seu artigo, Boë e seus colegas argumentam que a laringe descendente não é vital à nossa habilidade de formar os sons das vogais (nesse caso, “a”, “i” e “u”) e os padrões essenciais para a fala.

Como resultado, o grupo de pesquisadores sugere que o início da fala pelos seres humanos pode ter começado mais tarde – mais de 20 milhões de anos, uma mudança bem brusca.

As pesquisas continuam, com outros cientistas não concordando com essas teorias e investigando por conta própria, tentando mostrar que seu próprio argumento é o verdadeiro.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)