1 | INTRODUÇÃO |
São Paulo, metrópole do sudeste do Brasil, a mais importante do país e maior centro urbano da América do Sul. Capital do estado de São Paulo, está situada em um planalto, a uma altitude de 823 m, sendo dividida pelo rio Tietê. A população da cidade se multiplicou por dez desde 1920.
2 | ECONOMIA |
São Paulo também é o centro financeiro do Brasil e um centro comercial para os produtos (sobretudo, o café) provenientes do interior, que são descarregados no porto de Santos, próximo à cidade. Entre outros produtos são fabricados veículos automotores, maquinaria, produtos metalúrgicos, têxteis, químicos e alimentícios, cerâmica e porcelana, utensílios para uso doméstico, móveis, calçados e tecidos. A cidade tem inúmeros arranha-céus e uma concentração deles na área comercial chamada O Triângulo, formado pelas ruas Direita, São Bento e XV de Novembro, que está rodeada por áreas residenciais como o Jardim Europa, o Jardim América, a Cantareira e o Brooklyn.
3 | EDUCAÇÃO E CULTURA |
São Paulo é também um importante centro cultural e educativo. Entre suas principais instituições de ensino superior se encontram a Universidade de São Paulo (1934), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1946) e a Universidade Mackenzie (1952). Tanto o Museu de Arte de São Paulo como a Biblioteca Municipal guardam várias coleções notáveis. O Instituto Butantã (1901) é famoso por suas pesquisas sobre cobras e por sua produção de vacinas e soros anti-ofídicos.
4 | HISTÓRIA |
São Paulo foi fundada em 1554 pelo missionário jesuíta José de Anchieta no local em que existia um povoado indígena. Durante os séculos XVI e XVII, serviu de base para as expedições dos bandeirantes que partiam em busca de escravos e pedras preciosas, e foram de fato os que desbravaram o interior do país, cuja colonização tinha se limitado ao litoral. Em 1712, São Paulo recebeu o título de cidade, mas sua economia continuou sendo agrária até o século XIX. Em 1867, foi construída uma linha férrea que unia a cidade ao porto marítimo de Santos. O cultivo do café em grande escala começou no estado de São Paulo por volta de 1885. No século XX, graças ao enorme desenvolvimento do comércio do café e da modernização dos sistemas de transporte, a cidade foi se transformando no principal centro comercial e industrial da região.
População (1996): 9.811.776 habitantes.
Comentários