Os três fatores que determinam as necessidades energéticas totais diárias de um adulto são: metabolismo basal (representam 50 a 70% do valor calórico total), atividade física e ação dinâmica específica dos alimentos.
As necessidades de crescimento durante a infância, gravidez e lactação devem ser consideradas.
A necessidade energética basal padrão, para uma pessoa de peso e altura médios, é de 1 Kcal/Kg/hora. Por exemplo: homem 70Kg = 1.680 kcal/dia e mulher 58Kg = 1.400 Kcal. Mas esses dados também podem ser alterados a partir de variações como idade e altura.
Nenhuma pessoa pode sobreviver por muito tempo se receber apenas calorias suficientes para cobrir suas necessidades metabólicas basais.
As atividades comuns da vida que requerem movimentação, atividades físicas e ingestão de alimentos é que irão dar a variabilidade ao cálculo das necessidades energéticas do corpo.
Para cada indivíduo, há um gasto energético mínimo para manutenção dos processos vitais: respiração, metabolismo celular, circulação, atividade glandular e manutenção de temperatura corpórea. Esse gasto é chamado de taxa de metabolismo basal.
Os fatores que influenciam a Taxa Metabólica Basal (TMB) são:
|
Comentários