Recorrer à acupuntura antes e durante uma intervenção cirúrgica diminui bastante a dor e as doses de analgésicos necessárias após a operação, de acordo com uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos.
Esta pesquisa foi realizada com a ajuda de quinze pequenas clínicas de acupuntura que realizaram testes com pessoas escolhidas aleatoriamente.
"A dose de opióides necessária para controlar a dor foi bastante inferior entre os pacientes em estado pós-operatório tratados com acupuntura em comparação com aqueles não beneficiados por este tratamento", explicou o dr. Tong Joo Gan, um anestesista da Universidade Duke.
"Mas a maior vantagem foi a forte diminuição dos efeitos secundários ligados aos opióides", disse, em um comunicado.
Os opióides são similares ao ópio e possuem propriedades e efeitos fisiológicos semelhantes aos da morfina.
Os efeitos secundários destes analgésicos afetam negativamente a recuperação do operado e prolongam a duração de sua permanência no hospital, acrescentou.
O dr. Gan apresentou os resultados destes trabalhos terça-feira na conferência anual da American Society for Anesthesiology em São Francisco (Califórnia, oeste).
Os pacientes tratados com a acupuntura tiveram ainda 1,5 vezes menos náuseas que os outros, 1,3 vezes menos fortes dores, 1,6 vezes menos tonturas e 3,5 vezes menos casos de retenção de urina.
O médico recomenda que a acupuntura seja considerada uma opção para o controle da dor em caso de cirurgia.
Embora a medicina não compreenda ainda por que e como age a acupuntura, recentes pesquisas parecem indicar que esta técnica, utilizada na China há mais de 5.000 anos, estimula a liberação de hormônios ou analgésicos naturais do corpo, chamados de endorfinas, revela o dr. Gan.
Comentários