Pular para o conteúdo principal

10 termos que você precisa conhecer na hora de comprar seu roteador

 

A tecnologia está mudando o tempo todo, e às vezes é difícil acompanhar tudo o que é necessário saber na hora de comprar os melhores equipamentos para obter o melhor desempenho dos dispositivos. E a escolha do modelo de roteador é algo fundamental!

Para melhorar o Wi-Fi da sua residência ou seu espaço de trabalho, é essencial conhecer alguns termos técnicos para poder escolher corretamente. Confira a seguir as dicas que trazemos – em parceria com a Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede – para que você possa tomar as decisões mais acertadas na hora de decidir por um aparelho.

1. MU-MIMO

Embora o nome pareça fofo, o MU-MIMO nada mais é do que uma função presente em alguns roteadores. Os aparelhos que têm essa função conseguem utilizar várias antenas para distribuir uma conexão simultânea para vários aparelhos.

Isso faz com que o sinal de internet se torna mais rápido e estável. Por outro lado, os roteadores que não têm essa característica acabam criando uma espécie de "fila" para distribuir o sinal, que vai perdendo potência aos poucos.

2. 2.4GHz e 5GHz

Fonte:  GettyImages 

Estes são números bem importantes a serem considerados na hora de escolher o seu dispositivo. Os números se referem às frequências de rádio presentes nos roteadores mais modernos.

A conexão 2.4 tem um maior alcance e é mais eficaz no momento de penetrar as paredes. Por outro lado, ela tem uma velocidade mais reduzida em comparação ao 5G. Por isso, a conexão 2.4 vai ser recomendada principalmente para quem utiliza em ambientes sem muitos obstáculos.

3. Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 é o padrão mais moderno de internet que está disponível no mercado. Ele é capaz de oferecer velocidades de conexão até 40% mais rápidas em comparação com a geração anterior de Wi-Fi.

O que significa uma melhora considerável nas velocidades de upload download – também chamada de taxa de transferência – devido ao aumento da largura de banda oferecida pelo Wi-Fi 6. Dessa forma, é possível conectar vários dispositivos na rede sem correr o risco de perder a qualidade do sinal.

4. OFDMA

Essa é uma tecnologia cuja sigla quer dizer "Orthogonal Frequency Division Multiple Access", ou simplesmente “Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Frequência", em bom português.

Sua função é permitir que o roteador atenda a vários dispositivos ao mesmo tempo sem perder velocidade nem ter latência – tempo de espera entre a comunicação do dispositivo com o roteador. Este é um recurso bem importante para garantir a estabilidade do sinal em casas com muitos aparelhos.

5. Beamforming

Fonte:  GettyImages 

Essa tecnologia funciona como uma espécie de lanterna que aponta para onde você precisa. Ele serve para levar o sinal de Wi-Fi diretamente ao seu aparelho. Quando é combinada com a tecnologia MU-MIMO, o beamforming consegue melhorar o sinal da internet e melhorar a conexão. Assim, há menos risco de interferência com outros dispositivos e redes próximas.

6. Porta Gigabit Ethernet vs. Porta Fast Ethernet

Aqui temos duas opções que dizem respeito à velocidade da internet. O Fastnet Ethernet é o modelo mais antigo, e o usuário pode talvez encontrar dispositivos com suporte a esta tecnologia com mais facilidade.

Já a Gigabit Ethernet é ideal para quem deseja usar velocidades superiores a 100 Mbps, e utiliza redes de alta velocidade e com muitas conexões. Já a segunda porta é mais antiga, e mais adequada para dispositivos mais antigos.

7. Criptografias (WPA3 vs WPA2)

As duas siglas dizem respeito à segurança do seu aparelho. WPA3 é a opção mais segura, pois ela apresenta uma criptografia mais robusta e proteção contra senhas fracas. Assim, sua rede fica menos propensa a sofrer ataques externos. Por isso, é sempre recomendado preferir aparelhos com essa opção.

8. Halo Mesh e EasyMesh

Fonte:  GettyImages 

Halo Mesh e EasyMesh são tecnologias de rede Mesh que são usadas para expandir o alcance do seu Wi-Fi.

A principal diferença entre elas é que o EasyMesh é um padrão internacional compatível com várias marcas, fazendo com que sua conexão se espalhe por vários cômodos da casa. Por isso, quem tem casa grande precisa priorizar dispositivos com capacidade Mesh.

9. Controle parental

Por fim, temos o recurso do controle parental, que é um recurso dos roteadores que possibilita que os pais restrinjam o que os seus filhos irão acessar na internet – seja o acesso a sites específicos ou horários que eles não devem estar acessando a rede. É uma ferramenta de segurança bem interessante para quem tem crianças e adolescentes em casa.

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)