Pular para o conteúdo principal

8 funções úteis do Android que provavelmente você não sabe usar

 O sistema operacional Android já tem mais de 15 anos. Durante esse período, a Google não apenas redesenhou visualmente o sistema operacional do smartphone. Numerosas funções foram adicionadas ao sistema operacional, revisadas ou removidas novamente.

Estão incluídos recursos que são menos óbvios e permanecem inativos no sistema operacional. O portal parceiro alemão GameStar fez uma lista com as oito funções mais úteis. Trouxemos elas abaixo.

  • Observação: Dependendo do seu smartphone e da versão do Android, alguns recursos listados abaixo podem não estar disponíveis ou estar localizados em outro lugar. Quanto mais próximo o sistema operativo do smartphone estiver do Android (14), maior será a probabilidade de as funções poderem ser ativadas. Se não achar o recurso, tente pesquisar palavras relacionadas ao tema na barra de pesquisa do aparelho na aba de configurações.

1. Desbloqueio avançado com Smart Lock

Adicionar um PIN ou método de bloqueio biométrico ao seu smartphone é uma medida de segurança muito importante. Se isso for muito incômodo em determinadas situações, você pode desativar o bloqueio de tela do smartphone em locais seguros.

O Android também possui detecção no bolso. Com essa função, o celular permanece desbloqueado enquanto você o carrega próximo ao corpo e o movimenta (até quatro horas). Já bloqueio localização está vinculado ao Google Maps. Se desejar usar esta função, proceda da seguinte forma:

  • Abra as configurações e vá ao menu “Segurança e proteção de dados”.
  • Agora toque em “Mais segurança e proteção de dados” na parte inferior e selecione “Desbloqueio avançado” mais abaixo.
  • Insira o PIN do dispositivo, a senha ou reconhecimento biométrico/facial.
  • Agora você pode ativar as funções do Smart Lock (detecção no bolso, lugares de confiança e/ou dispositivos de confiança).

Bônus para smartphones Pixel: Ative o “botão secreto”.

Semelhante ao iPhone da Apple, o smartphone Pixel também oferece um “botão secreto” na parte traseira. Isso pode ser ativado de forma rápida e fácil nas configurações e atribuir inúmeras ações, como tirar capturas de tela, pausar a mídia ou ligar e desligar a lanterna.

Google Pixel tem botão "secreto" semelhante ao iPhone
Google Pixel tem botão "secreto" semelhante ao iPhone

Para ativar o "botão" na parte traseira, proceda da seguinte forma:

  • Abra as configurações e vá em “Sistema” e depois em “Gestos e movimentos”.
  • Agora vá em “Toque rápido para iniciar ações” e ative esta opção.
  • Selecione qualquer ação disponível que você deseje.

2. Compartilhe senhas Wi-Fi via código QR

Compartilhar senhas de WiFi provavelmente é algo um pouco antigo. Mas quando se trata de recursos notáveis ​​do Android, esse não pode faltar em nenhuma lista. Para não ter que ler a senha WLAN para cada indivíduo, proceda da seguinte forma:

  • Pressione o ícone do Wi-Fi no painel rápido.
  • Toque no ícone de engrenagem ao lado da rede em que você está conectado para surgir a opção de "código QR".
  • Você pode compartilhar o QR code ou salvá-lo como imagem para que outras pessoas se conectem por ele.
  • Vale lembrar que o código QR inclui a senha da rede e não é criptografado. Então quem tiver acesso ao código também poderá descobrir a senha da rede.

3. Acessibilidade: use o acesso por voz

Outra função poderosa é “Assistência por voz”. Com este auxílio operacional você pode realizar quase todas as ações no seu smartphone com a sua voz. Seja abrindo um simples aplicativo ou notificações, acessando as configurações, rolando para baixo ou virando páginas.

O acesso por voz pode ser ativado da seguinte forma :

  • Abra as configurações e vá em “Acessibilidade”.
  • Role para baixo até “Assistência por voz” e marque “Usar acesso por voz”.
  • No mesmo menu, você também encontrará as “Configurações”. Toque em “Comandos de acesso por voz” para se familiarizar com os comandos e controles.

4. Personalize o menu de compartilhamento

Se você é uma daquelas pessoas que frequentemente compartilha conteúdo com amigos, familiares ou outros contatos, há um recurso importante que você deve conhecer.

É possível personalizar parcialmente o menu de acordo com suas preferências ou pelo menos sempre exibir os aplicativos que você usa com mais frequência na parte superior.

Para fazer isso, proceda da seguinte forma:

  • Abre o menu de compartilhamento por meio de qualquer aplicativo - como se fosse compartilhar uma imagem, por exemplo.
  • Deslize pelas opções até achar a opção "mais".
  • Em seguida, mantenha o dedo pressionado no seu aplicativo favorito e selecione “Fixar aplicativo”.
  • Se o seu celular não oferecer opções ao pressionar o dedo, ele provavelmente terá um símbolo de lápis no canto superior direito. Clique nele e surgirá a opção de adicionar ou remover os aplicativos favoritos.

Os aplicativos fixados agora aparecerão no topo da lista na hora de compartilhar algo do celular.

5. Vire seu smartphone para silenciar incômodos

Como o título do subtítulo sugere, há uma configuração simples para silenciar chamadas e alarmes do smartphone.

  • Abra as configurações e vá em “Sistema” e depois em “Movimentos e Gestos”.
  • Role para baixo e agora toque em “"Silenciar com gestos".
  • Com essa opção habilitada, você silenciará chamadas e alarmes ao colocar a mão sobre a tela ou ao colocar a parte frontal da tela em uma superfície plana. Alguns celulares podem ativar o modo silencioso ao fazer isso.

6. Encerre chamadas rapidamente

Se você faz muitas chamadas e está procurando uma alternativa para encerrá-las rapidamente, sem ter que tocar sempre na tela, existe uma solução simples. O desligamento de chamadas pode ser atribuído ao botão liga/desliga (tecla lateral).

  • Navega até os recursos de acessibilidade por meio das configurações do smartphone.
  • Vá até "Configurações de chamadas" e depois em "Atender/Encerrar chamadas"
  • Você pode ativar a tecla lateral para encerrar chamadas e/ou a tecla de aumentar volume para atender chamadas.

O problema: se você estiver ao telefone, não poderá ligar ou desligar a tela usando o botão lateral.

7. Habilite o histórico de notificações

Se você é uma daquelas pessoas que recebe muitas notificações em seu smartphone todos os dias, a função a seguir pode ser útil para você.

O Android tem um histórico de notificações caso você exclua acidentalmente algumas notificações e não se lembre do conteúdo delas. Porém, esse histórico só é salvo por 24 horas para não deixar seu smartphone lento desnecessariamente.

Esta função pode ser ativada da seguinte forma:

  • Vá em Configurações e toque em “Notificações” ou pesquisa "Histórico de notificações" na barra de pesquisa.
  • Vá na opção “Histórico de notificações” e ative esta função.

Você encontrará lá todas as notificações das últimas 24 horas.

8. Traduza textos a qualquer hora e em qualquer lugar

O Google está presente em todos os smartphones Android e este aplicativo traz um recurso poderoso: o Google Lens.

Com o Google Lens você pode, entre outras coisas, reconhecer e traduzir textos em qualquer lugar, seja em cardápios de restaurantes, em telas ou em mapas de rotas de férias.

O "tradutor de bolso" pode ser muito útil, principalmente em viagens ao exterior.

  • Procure o aplicativo do Google em seu telefone e abra-o.
  • Ao lado da barra de pesquisa do Google você encontrará um símbolo de câmera colorido. Toque no ícone para abrir o Google Lens.
  • Mude para a câmera e toque na guia “Traduzir” na parte inferior. Como teste, segure a câmera sobre um texto, independente do idioma. A IA reconhece o idioma e traduz o texto rapidamente.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)