Pular para o conteúdo principal

Medicina Ayurveda - Parte 2

Os três humores

Combinações entre os elementos geram os três princípios da ayurveda: são os "doshas" (tipos), ou humores, através dos quais a inteligência do universo se expressa nas pessoas.

Espaço mais Ar dão o biótipo "Vata", que representa movimento, agilidade. É a instabilidade do vento. Fogo e (pouca) Água dão "Pitta", que representa metabolismo, irritabilidade. É a combustão do fogo. Terra e (muita) Água dão "Kapha", que representa estrutura, estabilidade. É o peso da lama.

Uma piada ayurvêdica ajuda a entender como esses humores nos regem. Se um avião atrasa, o passageiro do tipo Vata reage preocupado, antevê um desastre na sua agenda e dá um jeitinho de se culpar pelo incidente: "Eu devia ter previsto isso. E agora?" O passageiro Pitta, decerto irritadíssimo, ameaça o representante da companhia e cobra uma solução, com o rosto rubro de raiva. O passageiro Kapha, bem zen, aproveita a confusão e faz uma boquinha na lanchonete.

Cada dosha tem comportamento, traços físicos e metabolismo próprios. Não que a ayurveda catalogue toda a fauna humana em três estereótipos. Ao contrário, cada pessoa é tratada como única a grande diferença em relação à medicina ocidental. Um médico indiano não cura nem gripe usando a mesma receita para dois indivíduos.

Todo mundo recebe influências de Vata, Pitta e Kapha, em proporções diferentes. É mais comum a pessoa ter um dosha dominante e outro em proporção elevada. Nesse caso é classificada como Vata-Pitta, Kapha-Vata etc. A leitura da descrição de cada dosha ajuda na identificação mas para um diagnóstico preciso só mesmo numa consulta ao vivo.

Serpente, rã e cisne

Sempre se espera um pouco, num velho sofá coberto por um pano: estamos na clínica-casa do professor-doutor Bokulla Ramachandra Reddy, maior autoridade em ayurveda em nosso continente, o único médico indiano radicado no Brasil. É dono de um monte de títulos, mas não tem jeito de medalhão. Ele mesmo atende o telefone, ele mesmo abre o portão para os pacientes. E chama a todos de "amigo" e "amiga". Na despedida, inclina-se e junta as mãos no peito em clássica saudação de "namastê" (o mesmo que "o Deus que mora em mim saúda o Deus que mora em você").

A mesa do doutor Bokulla pode ser pequena para tanto papel, mas é boa porque deixa mínima distância entre quem senta atrás e à frente dela. Fica protegida pela imagem de Ganesh, o removedor de obstáculos da mitologia hindu. Nas paredes, há fotos do médico abraçado com o amigo Deepak Chopra e com a amiga Márcia De Luca. Num sotaque forte, às vezes duro de entender, ele fala baixo e pouco, mas o que interessa mesmo é que observa, e muito.

O diagnóstico começa com o exame do pulso. Bokulla usa os dedos indicador, médio e anular para perceber as freqüências de Vata, Pitta e Kapha os três diferentes humores da ayurveda.

Com diferentes pressões, mede 15 pulsações, rastreando a situação de órgãos e tecidos e detectando desequilíbrios, antes que virem doença. "O pulso de Vata é rápido e irregular, igual ao deslizar da serpente. O de Pitta é quente e ativo como os pulos de uma rã. A pulsação de Kapha é lenta, estável como um cisne nadando", afirma.

Para o seu olhar treinado, o rosto é outro mapa do estado físico e emocional: "Rugas revelam tudo. Se houver distúrbio, estará indicado na face, o espelho da mente". Da sua visão não escapa, por exemplo, aquela linha vertical entre as sobrancelhas, que do lado direito indica emoções reprimidas no fígado, mas do lado esquerdo aponta problemas no baço.

Depois do diagnóstico, Bokulla monta um tratamento com dietas, massagens, exercícios, meditação e remédios de ervas. Tudo para purificar corpo, mente e espírito.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r