Pular para o conteúdo principal

35 soluções para problemas de rede - final


Prepare-se para mídia

Quando se trata de reprodução de vídeo e chamadas VoIP, somente velocidade não é o bastante.

Powerline: se não for possível instalar uma rede ethernet, tente adotar um aparelho powerline (que permite a internet pela rede elétrica) em vez de um Wi-Fi. Diversas tecnologias powerline suportam velocidades próximas à da ethernet; em nossos testes em streaming de vídeo em alta definição, o HomePlug AV era o menos suscetível à interferências dentre os outros dispositivos elétricos.

Produtos como o PowerLine AV Ethernet Kit (180 dólares) da Linksys carregam os dados pela fiação elétrica da casa os adaptadores se plugam na tomada. Para configurar a rede, comece conectando um adaptador para uma porta ethernet disponível no roteador.

Depois, acrescente outros dispositivos levando os cabos de suas portas ethernet para outros adaptadores plugados. Não será preciso se preocupar com sobrecarga da rede sem fio com streams de vídeos em alta definição e o desempenho será, de longe, mais confiável que o de outras redes wireless, especialmente em grandes residências.

Upgrade do Wi-Fi: quem ainda deseja usar a rede sem fio para streaming de mídia deve certificar-se de ter um dispositivo draft-802.11n. Ele não é só mais rápido; possui a chamada funcionalidades de QoS (qualidade de serviço) que prioriza streams de mídia, chamadas VoIP, jogos online e outros aplicativos para os quais o tempo é crucial.


Não esqueça de atualizar o firmware para o draft 2.0 do padrão; praticamente todos os grandes fabricantes Wi-Fi planejavam liberar os upgrades para o draft 2.0

Invista num roteador para jogos: para jogos avançados, um roteador especializado ajuda obter o desempenho máximo tanto da internet quanto num jogo multiplayer; isso é especialmente importante para instalações domésticas que utilizam diversas aplicações.


Roteadores de jogos possuem priorização QoS, são direcionados para diminuir a latência da rede e costumam ter processadores mais rápidos, tudo isso diminui o tempo de resposta dos PCs na rede. O Wireless-N Gigabit Gaming Router (200 dólares), da Linksys, suporta Wi-Fi draft-802.11n, ethernet gigabit e direcionamento para
Faça Backups Melhores

Freqüentemente as pessoas planejam usar um drive de rede para backups normais do disco rígido do PC, mas raramente fazem isso. Talvez o compartilhamento de rede não esteja montado (visível para seu programa de backup) quando a rotina de backup começa a rodar (adicione-o para o Meus Locais de Rede para evitar essa situação). Ou o sistema a ser salvo está desligado ou em modo sleep. Veja como aumentar suas chances de sucesso.

Escolha os drives de rede com cuidado: drives de armazenamento de redes compartilhadas vêm em dois tipos básicos: drives USB externos normais projetados para se ligarem diretamente à porta de armazenamento USB incluída em alguns roteadores ou via adaptador ethernet como o Express EtherNetwork DNS-120 Network Storage Adapter (80 dólares), da D-Link; e drives de armazenamento conectados à rede (NAS) com ethernet embutida.

Se a opção for o drive USB, é possível, normalmente, removê-lo do roteador e conectá-lo a um PC. Drives USB tendem a ser mais fáceis de configurar e pode-se usar um velho hard drive USB como dispositivo de armazenamento.

Por outro lado, os verdadeiros drives de rede possuem seus próprios processadores e sistemas operacionais e só podem ser conectados à sua rede. Eles costumam ter mais atributos e normalmente permitem configuração de contas de perfis privados e áreas públicas para acesso universal. Os modelos que se destacaram em nossos critérios foram o Infrant ReadyNAS NV (900 dólares) e o Maxtor Shared Storage II (cerca de 750 dólares).

Para obter melhor desempenho e segurança, use um drive NAS que possua Gigabit Ethernet (compre um roteador gigabit, se não possuir um) e RAID 1 ou 5. Não arrisque perder 500 GB de dados armazenados num drive NAS sem nenhum backup a melhor forma de manter uma cópia do drive NAS é fazer um espelho usando um array RAID.

Qualquer que seja o tipo do drive escolhido, certifique-se de que ele é grande o bastante para acomodar um crescimento futuro. Backups costumam dar errado porque o drive de backup está cheio. Recomendamos projetar de 1,5 a 2 vezes a capacidade de armazenamento da sua rede atual para o drive de backup; dobre esse valor se a idéia for copiar o drive de rede.

Backups incrementais: se copiar somente arquivos que foram alterados após o backup mais recente, a carga da rede é reduzida, bem como o tempo necessário para se fazer um backup. O programa Cobian Backup (gratuito) pode realizar backups incrementais com ou sem compressão e pode criptografar os dados para garantir uma melhor segurança em drives compartilhados de rede.

Mantenha o PC acordado: essa dica parece óbvia, mas computadores desligados são a causa mais comum de backups mal sucedidos. Não desligue o computador à noite, apenas o deixe hibernando. E veja se o software de backup pode acordar o computador. Se não puder, use o assistente de Tarefas Agendadas do XP (Programas Acessórios Ferramentas de Sistema) para despertá-lo no momento de realização do backup.

Backups Multi-plataforma

Quem possui muitos PCs com diferentes sistemas operacionais e planeja fazer backup num único drive pode cair em problemas envolvendo nomes de arquivos que funcionam bem num sistema mas são ilegais em outro. Se os nomes forem alterados no momento do backup, ele não será útil.

Assim, em vez de usar dispositivos de armazenamento conectados em USB, que normalmente podem ser formatados só para drives Windows, adquira um drive NAS que ofereça suporte específico para cada plataforma que seja usada; posteriormente é possível designar os compartilhamentos apropriadamente (como Windows e Mac, por exemplo).
Adicione um Mac

Depois de conseguir conectar os seus PCs Windows, é hora de colocar um Mac na família. Como proceder? Ele vai funcionar com a impressora? O compartilhamento de arquivos vai ocorrer normalmente?

Na maioria dos casos, o Mac OS X fornece tudo que for preciso para conectar um Mac a uma rede Windows, e compartilhar arquivos e impressoras. É possível plugar o novo Mac numa rede com fio ou acessar o roteador wireless, assim como aconteceria com um PC. Basta selecionar o SSID de uma lista de redes Wi-Fi disponíveis e depois entrar com a chave de criptografia. Todos os Macs recentes suportam WEP, WPA e WPA2.

Para compartilhar arquivos e impressoras, o Mac habilmente assume a aparência de um PC. Ele faz isso implementando padrões de compartilhamento Windows SMB/CIFS e usando a nomenclatura de grupo de trabalho do Windows.


O nome padrão do grupo de trabalho para qualquer Mac é Workgroup. Entretanto, pode-se mudar o nome com o utilitário Diretory Access, que também suporta o Windows Active Directory, usado por servidores corporativos.

A seguir, ative o “Windows Sharing” (compartilhamento Windows) no Sharing Preference Pane (painel de preferências de compartilhamento) do Mac e habilite cada uma das contas de usuário que desejar compartilhar. O novo Mac deve aparecer como membro do grupo de trabalho quando for procurar pela rede.

Depois de selecionar e entrar com o nome do usuário e senha, já será possível navegar pelo drive do Mac e copiar ou carregar arquivos facilmente. Isso vale tanto para o XP quanto para o Vista.

Da mesma forma pode-se imprimir a partir de um Mac em impressoras compartilhadas Windows via SMB, apesar do processo de configuração não ser tão óbvio. No Printer Setup Utility (utilitário de configuração de impressora) do Mac, clique em Add. Se a impressora não aparecer na lista de impressoras disponíveis, vá no botão More Printers (mais impressoras), que traz o Printer Browser.

Agora selecione Windows Printing e Network Neighborhood nos menus em cascata. O grupo de trabalho local aparecerá na janela; assim que selecioná-lo, surgirá uma lista das impressoras compartilhadas a serem escolhidas. A partir de então as impressoras Windows vão aparecer na caixa de diálogo de impressora do Mac.


Checklist de segurança

Certifique-se de estar fazendo a coisa certa:

1. Use um roteador, mesmo se você tiver apenas um computador.
2. Mude a senha padrão do roteador para assegurar que intrusos não vão mexer nas suas configurações
3. Use um firewall pessoal bidirecional, como o da ZoneAlarm.
4. Ative o Atualizações Automáticas para manter o Windows seguro.
5. Use tanto antivírus quanto utilitários antispyware, e mantenha tudo atualizado.
6. Configure cuidadosamente o compartilhamento de arquivo para garantir o que for necessário o que não for, corte fora.
7. Use o esquema de criptografia mais forte que todos os seus equipamentos Wi-Fi suportarem.
8. Desative as redes Wi-Fi diretas e conexões automáticas das redes com as quais não esteja familiarizado.
9. Instale um segundo roteador para isolar PCs em risco na rede.
10. Use VPN durante viagens para evitar pegar um vírus que poderia infectar a rede quando você retornasse.

Encontre ajuda na web

Se os problemas persistirem, sugerimos sites como o Yahoo Resposta ou fóruns de discussões. Mas deixo aqui algumas sugestões (infelizmente, todas em inglês) que podem vir a calhar.

> Practically Networked: o site para redes de pequenas empresas, com dicas e tutoriais sobre quase tudo, de configuração de arquivo até uso de serviços DNS. Os guias de soluções são inúmeros e há, ainda, um fórum extremamente útil.

> SmallNetBuilder: um pouco mais técnico do que o anterior, com artigos dedicados para tópicos especializados como configuração de LAN e criptografia WEP. Há ainda tutoriais e uma seção de perguntas mais freqüentes (FAQ).

> Wi-Fi Planet: o melhor em termos de tutoriais e testes wireless.

> CERT Home Network Security: um bom guia para segurança de redes domésticas, mantido pelo Computer Emergency Response Team, da Carnegie Mellon, um centro federal dos Estados Unidos de pesquisa e desenvolvimento em segurança. O guia também fornece um ótimo livreto de instruções para iniciantes em tecnologia.

> SecurityNow: ótima fonte quando o assunto é segurança, com podcasts que traduzem a complexidade das questões para os menos técnicos no assunto.

> Shields Up: um site com testes para segurança de internet. Aqui é possível descobrir quais as falhas na sua rede que os hackers podem explorar, assim como dicas para evitá-los.

> Port Forward: uma lista que engloba portas usadas para jogos online, video streaming e outros aplicativos, com guias de configuração para os roteadores mais populares.

> DynDNS: muitos provedores de internet assinam endereços de IP dinamicamente, o que significa que o seu está sempre mudando. Mas se for preciso um endereço IP fixo para seu servidor web, webcam ou stremer de mídia, o serviço Dynamic DNS do DynDNS é a solução gratuita para os usuários domésticos.

> MacWindows: a melhor fonte para problemas envolvendo plataformas cruzadas, incluindo detalhes de como conectar Macs em servidores Windows e vice-versa.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r