Pular para o conteúdo principal

Há 10 Anos Atrás

14.12.1997

Justiça autoriza aborto de menina de 11 anos


O juiz Luiz Olímpio Magabeira Cardoso, da comarca de Sapucaia (RJ), autoriza  a realização de um aborto em M., 11, com
uma gravidez de quatro meses fruto de um estupro. A autorização foi pedida pelo pai da menina, um agricultor pobre e analfabeto do
município. No mesmo dia, M. é internada na maternidade Fernando Magalhães, no Rio

Para entender melhor o fato:

O caso de M., grávida aos 11 anos

Você não verá o rosto nem saberá o nome da menina que se tornou a grande personagem das conversas deste Natal. M., 11 anos completados há uma semana, é uma criança negra, muito pobre, fã da Xuxa, boa aluna, que sonhava em casar, ter filhos e se tornar professora. Há quatro meses M. foi estuprada, ficou grávida e sua família resolveu fazer aborto com autorização da Justiça, que permite a interrupção da gravidez em caso de estupro e também quando a mãe corre risco de vida. Na segunda-feira passada, a autorização saiu. No mesmo dia, M. foi internada para se submeter à operação. Na terça-feira à noite, sem gritaria nem discurso, a família voltou atrás e resolveu: a criança M. terá o bebê  decisão que tornará mais difícil ainda à garota conseguir diploma de professora.

“Se fosse minha filha, levava a uma clínica, abortava e pronto”, reconhece um magistrado de um tribunal superior, referindo-se à duplicidade de direitos que vigora no país nessa matéria. A gravidez de uma menina como M. é diferente. Seus pais, os agricultores Valter Oliveira e Maria da Penha, moram num casebre de barro e madeira no sítio Santa Clara, a uma hora por estrada de terra do centro de Sapucaia, grotão de 17.000 habitantes, no Rio de Janeiro. O pai, a mãe, M. e sua irmã mais velha, de 13 anos, trabalham juntos na roça colhendo jiló e berinjela, e recebe um salário mínimo  para a família inteira. Falta dinheiro para o dentista, para a roupa e para a condução. Imagine se vai sobrar para um aborto. Na vida de pessoas como M., o aborto acontece em casa, com aqueles riscos que se conhecem, ou na rede pública  além de cumprir todas as exigências legais, ainda é preciso achar um hospital onde os médicos não se recusem a fazer a cirurgia alegando razões de consciência. Por isso o caso de M. colocou a discussão sobre o aborto onde ela deve estar. Entre brasileiros comuns  e não como um conflito entre feministas e padres em torno da votação de um artigo que pretende regulamentar o aborto em hospitais públicos. Desde 1940, quando Getúlio Vargas assinou o Código Penal, que essa autorização existe. Mas não é fácil fazer aborto na rede pública, especialmente em caso de estupro  crime que a polícia tem conhecida má vontade para reconhecer.

A família tomou uma decisão acertada quando resolveu fazer o aborto  queria salvar a infância de sua filha. Mas também tomou a decisão acertada quando resolveu que M. teria a criança  pois ninguém pode ser obrigado a interromper uma gravidez. “Estou mais tranqüilo agora. Fiquei triste em ter de tirar uma vida, não é certo. Agora eu tenho o apoio das pessoas e soube que minha filha não corre risco de vida”, justificou o pai da menina, ao mudar de decisão. A família de M. é muito pobre, mas, embora o feto no ventre da garota se tenha transformado até em fonte de recursos, chega a ser um insulto preconceituoso dizer que tudo se fez apenas por dinheiro. Grupos católicos deram a seus pais uma TV colorida e a própria M. recebeu uma boneca  de segunda mão. Também lhe foi oferecido auxílio médico, apoio psicológico e até financeiro  coisa que jamais se viu na pequena casa onde mora. Militantes da comissão diocesana de defesa da vida saíram de São José dos Campos para conversar com a família. Um médico batista e sua mulher deixaram Pouso Alegre, em Minas Gerais, com a mesma finalidade. Na quarta-feira passada, uma das coordenadoras do movimento Pró-Vida, no Rio de Janeiro, o mais vigoroso no combate à regulamentação do aborto, Elizabeth Sá, 40 anos, esteve com Maria da Penha e com M. no hospital, onde ofereceu apoio à família. “Nós fazemos isso há dez anos com todas as grávidas carentes. Já temos mais de 1.000 moças”, diz ela. Na próxima semana, uma comissão irá a Sapucaia levar cobertores, roupas e mantimentos. Mas ninguém ofereceu dinheiro. “Neste caso, não há necessidade porque a família tem condições de se manter”, completa Elizabeth.


Microcesariana

Na família de M., a gravidez aos 11 anos foi uma tragédia. Um dia, quando ajudava os pais na lavoura, ela se distraiu e fez xixi nas calças. Foi para casa trocar de roupa e, na saída, encontrou um lavrador, conhecido na região por beber demais, que a dominou com socos. “Ela não contou nada. Ficou quieta durante alguns dias. Depois, os enjôos começaram. Eu queria me matar quando soube da gravidez”, lembra a mãe. O pai ficou dois dias de cama, com uma dor de cabeça insuportável. Levantou decidido: M. faria o aborto. A mãe hesitou, mas terminou cedendo. “Para um adulto, carregar uma criança é ruim. Para uma criança é pior”, diz Maria da Penha, que ficou grávida cinco vezes mas perdeu três filhos em abortos naturais. Na segunda-feira passada, o juiz de Sapucaia Luiz Olímpio Mangabeira Cardoso concedeu a autorização para o aborto, após meditar por cinco dias. “Pessoalmente sou contra o aborto. É preciso deixar bem claro que eu não determinei o aborto. Apenas autorizei”, diz.

Numa conversa com o juiz, a garota disse que não queria ter o bebê. “Sou muito criança para ter filho agora. Quero estudar antes de casar e ter filhos”, pediu. Quem protestou contra a decisão foi o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, dom Eugênio Sales. “Não é atribuição do juiz dirimir quem deve ser assassinado, a mãe ou o feto.” Levada no mesmo dia ao Rio de Janeiro para ser internada, M. chegou ao hospital assustada, chorando. “Ela só dizia que tinha uma coisa na barriga e ia tirá-la”, conta a médica Carmen Athayde dos Santos, diretora do hospital. A equipe médica encontrou um quadro clínico perfeito e recomendou microcesariana para a extração do feto.


O bebê e o debate

Enquanto os médicos faziam os últimos exames, os pais mudaram de idéia. Eles foram convencidos pelo padre Luiz Fraga Magalhães, da paróquia de Sapucaia, e pelo médico mineiro Altamiro Sathler. O interessante é que, se o juiz ficou em dúvida, o padre da cidade também. No começo, nem ele era enfático ao condenar a decisão de interromper a gravidez. “Sou contra o aborto, mas esse caso é diferente. A menina só tem 11 anos”, disse, no sábado, mudando de postura apenas depois de levar um puxão de orelha de seus superiores. O médico Sathler é evangélico e obstetra aposentado. Viajou 500 quilômetros com a mulher, a advogada Vera Lúcia, para impedir o aborto. Em uma conversa com o pai de M., ele contou que já tinha acompanhado a gravidez e o parto de uma menina de 9 anos. “Não há risco de vida para a menina nem para o bebê”, afirma. Sem sequer ter examinado a garota, Sathler saiu do hospital levantando dúvidas sobre a virgindade de M. “Até que ponto essa gravidez não foi resultado de outras aproximações e ainda por cima consentidas pela menina? Não posso afirmar que isso tenha acontecido com ela, mas, muitas vezes, a criança tem prazer e aceita a relação sexual.” Ao levantar essa suspeita, Sathler comete uma grosseria indevida, mas sua questão é irrelevante. O Código Penal diz que qualquer relação sexual com menores de 14 anos é considerada estupro.

“Ela é uma criança. Vai pagar algum custo por isso, mas isso depende da vida que ela teve. Ela poderia até fazer um aborto e não entender o que aconteceu. Mas não tem condições de dar conta de outra criança”, diz a sexóloga e psicóloga Rosely Sayão. “As meninas pobres em geral não têm alternativa a não ser levar a gravidez adiante. Esse é um fenômeno que se repete em mães e filhas”, diz o obstetra João Luis Pinto e Silva, chefe da maternidade do Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher da Unicamp. “Ela é o retrato do abandono e da exclusão que permeiam a vida da sociedade brasileira. Foi usada e perdeu o direito à infância. Mas ninguém deve ser pressionado a fazer um aborto. Queremos é pressionar o Estado para que a mulher tenha o direito de optar”, diz Eleonora Menicucci de Oliveira, da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos. Enquanto o bebê cresce na barriga de M., com o parto previsto para maio, o debate político prossegue em Brasília. Aprovado na comissão de Constituição e Justiça, o projeto de regulamentação está parado por pressão da bancada antiaborto. O debate segue em 1998.

Mais tolerância

77% da população apóia o aborto em caso de estupro

79% são a favor da interrupção da gravidez quando há risco de vida para a mãe

79% do católicos aprovam o aborto nos casos de estupro e risco de vida para a mãe

Fonte: Datafolha, a partir de pesquisa na cidade de São Paulo

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r