Pular para o conteúdo principal

O Que é Astronomia?


1 INTRODUÇÃO
Astronomia, ciência que se ocupa dos corpos celestes do Universo, incluindo os planetas e seus satélites, os cometas e meteoritos, as estrelas e a matéria interestelar, os sistemas de estrelas chamados galáxias e os agrupamentos de galáxias.
A astronomia moderna se divide em vários ramos: a astrometria, o estudo mediante a observação das posições e os movimentos daqueles corpos celestes; a mecânica celeste, o estudo matemático de seus movimentos explicados pela teoria da gravidade; a astrofísica, o estudo de sua composição química e sua condição física mediante a análise espectral e as leis da física; e a cosmologia, o estudo do Universo como um todo.
2 ORIGENS NA ANTIGÜIDADE
A curiosidade dos povos antigos pela alternância do dia e da noite, o Sol, a Lua e as estrelas levou-os a concluir que os corpos celestes parecem mover-se de forma regular e que esse fato é útil para definir o tempo e a direção de quem se movimenta sobre a Terra. A astronomia permitiu às primeiras civilizações a superação dos problemas que as inquietavam, como a necessidade de estabelecer com precisão as épocas adequadas para semear e colher e para as celebrações, assim como a necessidade de orientação em longas travessias e viagens.
Diversos povos antigos, como os egípcios, maias e chineses, desenvolveram mapas das constelações e calendários de grande utilidade, mas foram provavelmente os babilônios os que mais contribuíram para a astronomia na Antigüidade. Estudaram o Sol e a Lua e passaram a designar como começo de cada mês o dia seguinte ao aparecimento da lua nova. Criaram cálculos para predizer a lua nova e, portanto, o dia em que começaria um novo mês. Também calculavam as posições planetárias.
3 ASTRONOMIA GREGA
Os gregos também fizeram importantes contribuições astronômicas. A Odisséia de Homero traz referências a constelações como a Ursa Maior, Órion e as Plêiades e descreve como as estrelas podem servir de guia para os navegantes. O mais original dos antigos observadores gregos foi Aristarco de Samos. Ele acreditava que os movimentos celestes podiam ser explicados pela hipótese de que a Terra gira sobre seu eixo uma vez a cada 24 horas e que, junto com os demais planetas, gira em torno do Sol. Essa explicação foi rejeitada pela maioria dos filósofos gregos, que consideravam a Terra um globo imóvel o redor do qual giravam os demais objetos celestes. Essa teoria, conhecida como sistema geocêntrico, permaneceu inalterada por 2 mil anos.
No século II d.C., os gregos combinavam suas teorias com observações desenhadas em mapas. Hiparco e Ptolomeu determinaram as posições de cerca de mil estrelas brilhantes e utilizaram esse mapa como base para medir os movimentos planetários. Uma pensadora que, como Ptolomeu, manteve viva a tradição da astronomia grega em Alexandria nos primeiros séculos da era cristã foi Hipácia (370?-415), discípula de Platão. Escreveu comentários sobre temas matemáticos e astronômicos e é considerada a primeira cientista e filósofa do Ocidente.
4 DE COPÉRNICO A NEWTON
No século XVI, como resultado das contribuições do polonês Copérnico, a astronomia experimentou uma reviravolta. Copérnico mostrou que os movimentos planetários podem ser melhor explicados quando se atribui uma posição central ao Sol e não à Terra. Seu sistema, batizado de heliocêntrico, recebeu pouca atenção, até que Galileu encontrou provas para defendê-lo. Ele observou pelo telescópio as fases de Vênus, o que indicava que esse planeta gira ao redor do Sol. Também descobriu quatro luas ao redor de Júpiter e, convencido de que ao menos alguns corpos não giravam ao redor da Terra, começou a falar e escrever em favor do sistema de Copérnico.
Os trabalhos do dinamarquês Tycho Brahe e de seu assistente alemão Johannes Kepler afirmaram que as órbitas descritas pelos planetas ao redor do Sol são elípticas e não circulares, como acreditava Copérnico. Kepler formulou as leis do movimento planetário com base nessa afirmação.
No século XVIII, o físico britânico Isaac Newton formulou um princípio simples para explicar as leis de Kepler: a força de atração entre o Sol e os planetas. Essa força, que depende das massas do Sol e dos planetas e das distâncias entre eles, proporciona a base para a explicação física das leis de Kepler. À formulação matemática de Newton denomina-se lei da gravitação universal.
5 ASTRONOMIA MODERNA
Depois de Newton, a astronomia se ramificou em diversas direções. Telescópios aperfeiçoados permitiram a exploração das superfícies dos planetas, a descoberta de estrelas de pouco brilho e a medição das distâncias estelares. No século XIX, um novo instrumento, o espectroscópio, trouxe informações sobre a composição química dos corpos celestes e seus movimentos (ver Espectroscopia). No século XX, foram construídos telescópios de reflexão cada vez maiores, que permitiram estudar a estrutura de galáxias e seus agrupamentos. Na segunda metade do século, os avanços na física proporcionaram novos tipos de instrumentos astronômicos, alguns dos quais foram instalados em satélites que funcionam como observatórios em órbita da Terra. Com eles, os astrônomos estudam não apenas planetas, estrelas e galáxias, mas também plasmas (gases ionizados) que rodeiam as estrelas duplas; regiões interestelares onde nascem novas estrelas; grãos de pós invisíveis aos telescópios ópticos; núcleos energéticos que podem conter radiação de fundo de microondas e buracos negros que podem dar informações sobre as fases iniciais da história do universo.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r