Há 15 anos, o Teste USP publicava sua primeira avaliação. Era uma comparação entre o Windows 3.1, da Microsoft, e o OS/2, da IBM. O desenrolar dessa história, todos nós conhecemos: o sistema da IBM desapareceu, e o Windows se popularizou, tornando-se o líder de sistemas operacionais nos computadores pessoais.
Revisitamos, nesta edição especial, o comparativo entre sistemas operacionais -programas que comandam as funções básicas dos computadores. Agora, são avaliados o Windows Vista Ultimate, última e mais completa versão do sistema operacional da Microsoft, o sistema operacional livre Linux, na versão Ubuntu, e o Mac OS X, da Apple.
Os três são voltados para a plataforma x86 (Intel e AMD) de computadores pessoais, sendo baseados nos chips Pentium ou equivalentes. Sucessor do XP, o Windows Vista apresenta um novo visual, com mais recursos gráficos e novas interfaces na avaliação, foi utilizada a versão 64 bits do Vista Ultimate.
O Ubuntu é uma distribuição popular de Linux. Tem como objetivo ser um sistema voltado para computadores de mesa e atender tanto a usuários iniciantes no mundo Linux quanto a avançados. O Ubuntu oferece várias distribuições com configurações predefinidas.
O Mac OS X (Leopard) é a última versão do sistema operacional da Apple para sua linha de computadores Macintosh. É um sistema operacional de 64 bits voltado para a plataforma Intel, que foi recentemente adotada pela empresa. O sistema da Apple é tradicional para usuários de programas gráficos, de som e vídeo e tem como lema de ser um computador simples de ser usado.
Aliado a essas características, o Mac OS X agora é baseado em Unix (FreeBSD, uma distribuição livre, baseada em Unix, desenvolvida pela Universidade de Berkeley).
Instalação
A instalação dos três sistemas é muito simples e intuitiva, podendo ser feita por um usuário iniciante. Os sistemas Vista e Ubuntu foram testados em várias máquinas com diferentes configurações. Já o Leopard é limitado a micros da Apple.
O Ubuntu, como algumas distribuições do Linux, pode ser executado diretamente do CD-ROM, sem a necessidade de ser instalado (live). Essa é uma característica que apresenta duas vantagens: test-drive antes de instalar e facilidade de manutenção. Com a inicialização diretamente do CD, o usuário pode utilizar o Ubuntu para corrigir problemas na máquina, mesmo que tenha outros sistemas operacionais.
Outro destaque é que, durante a instalação do sistema operacional, a versão live continua operante -o usuário pode navegar na internet ou jogar um game enquanto o novo sistema está sendo instalado. No Leopard, a configuração do sistema foi muito simples. É fácil localizar e alterar os parâmetros necessários para configurar detalhes como redes, periféricos e opções de janelas.
No Ubuntu, a configuração também foi muito tranqüila, o que demonstra o amadurecimento de sistemas baseados em Linux. O software tem uma interface gráfica simples e intuitiva para a configuração do sistema.
Vale ressaltar que o Ubuntu permite ainda a configuração padrão Linux em modo texto, o que é importante para manter no sistema os usuários avançados em Linux. No Vista, a alteração no modo da interface gráfica dificultou um pouco a configuração -foi difícil, por exemplo, localizar a janela de configuração de redes.
Comentários