Pular para o conteúdo principal

O poder das palavras

 Um dos sinais mais eloquentes da fraqueza do Partido dos Trabalhadores é o seu menosprezo pelo estudo e pela teoria. Ele nunca teve um jornal, a forma por excelência de discussão dos partidos de massa. E a sua revista de estudos, "Teoria e Debate", há décadas sobrevive à margem da dinâmica partidária, pouco influenciando nos seus destinos.

Nesses tempos de convulsão, a ausência de pensamento organizado faz com que o partido medre num deus nos acuda intelectual. No máximo, elefantes da sigla recorrem ao cavalo de batalha de fazer política via grande imprensa, na qual misturam fatos do cotidiano com questões de fundo.

Foi o que ocorreu no fim de semana, com as entrevistas dos ministros Jaques Wagner e Patrus Ananias, o primeiro à Folha e o outro a "O Globo". Wagner disse que o PT errou ao não promover uma reforma política e se "lambuzou" no financiamento de campanhas eleitorais –eufemismo para grossa corrupção.

Já Ananias misturou expressões católicas e maoístas para reclamar de o partido não ter feito nem "exame de consciência" nem "autocrítica construtiva", que conduziriam a um "mea culpa público".

Não é pouco: ambos aludem reformas estruturais e à degeneração de parte da direção do PT, cujos membros abandonaram a defesa de interesses dos trabalhadores para se locupletarem. Mas as suas palavras são largamente insuficientes. Wagner e Ananias não saem do epidérmico, sem avançar uma argumentação consistente. O PT vive assim num paradoxo permanente.

Por um lado, ele é o mais democrático dos partidos nacionais. Faz congressos e conferências periódicas. As minorias se expressam e os filiados votam livremente resoluções as mais diversas. De outro, temas cruciais não são esmiuçados a fundo, de maneira a que se saiba o contexto no qual a organização pretende intervir.

Nessa incongruência, Rui Falcão é o presidente ideal para o PT. Advogado de formação e jornalista profissional, além de leitor de Balzac, ele bem sabe do gume da palavra escrita, do seu valor para definir rumos possíveis e convincentes.

Até agora, porém, Rui Falcão tem usado tudo o que sabe para em matéria de escrita obter o contrário: documentos partidários anódinos, que diluem antagonismos para chegar a obviedades cegas. De caso pensado, prescinde da lâmina cortante da prática afiada em estudos e criatividade.

O menoscabo pela teoria não diz respeito só ao PT. O Brasil teve a sua maior catástrofe ecológica, o rompimento da barragem da Samarco. E a Rede, de Marina Silva, não produziu nada que preste acerca das implicações ambientais do modo de desenvolvimento em vigor.

Não é preciso retornar à sacrossanta herança escravocrata para perceber que ela explica algo, mas não tudo, da pasmaceira intelectual na presente conjuntura. O marasmo não é geral porque há um punhado de exceções. É o caso de André Singer, Paulo Arantes, Tarso Genro e Marcos Nobre, que têm publicado ensaios bastante diversos entre si. O que os une é o silêncio que a direção do PT lhes dispensa.

Como a crise não arrefece (ontem mesmo as bolsas caíram ao redor do mundo), uma hora o partido terá que enfrentá-la a sério. Aí, o PT será obrigado a pensar a sua história e as decisões que vem tomando. Só então as palavras poderão readquirir o seu poder maior, o de nortear a ação.


Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)