Pular para o conteúdo principal

Dia do Bem-Estar Digital: veja como melhorar sua relação com a tecnologia

 O Dia do Bem-Estar Digital é como um movimento global que dissemina boas práticas para uma relação saudável com a tecnologia.

A data nasceu de um esforço coletivo que teve raiz em 2018, quando a Apple lançou recursos no seu sistema operacional para reduzir interrupções e gerenciar o tempo de tela dos usuários.

A ferramenta ScreenTime, em especial, fornece informações sobre como as pessoas usam cada aplicativo, e a proposta é que elas se conscientizem sobre possíveis excessos.

A situação despertou o interesse em organizar uma associação pelo bem-estar digital com foco em educação, pesquisa e métricas para gerar uma cultura digital mais positiva. Em março de 2020, o coletivo se reorganizou no formato do Instituto do Bem-Estar Digital, que lançou também o Dia do Bem-Estar Digital.

Segundo Carla Furtado, mestre e doutoranda em psicologia pela Universidade Católica de Brasília, a data lança luz sobre saúde mental e trabalho, plataformas de assistência psicológica e redução de fatores estressores. "A hiperconexão digital é um deles", diz ela, que é diretora do Instituto Feliciência.

Sabemos com rigor científico que existe uma correlação entre consumo de telas e transtornos mentais e comportamentais, especialmente o transtorno de ansiedade generalizada. A cultura do 'sempre online' gerou um novo fenômeno, o folo (fear of logging off, ou medo de se desconectar). Entendamos esse medo como uma ansiedade relacionada à desconexão. Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência

O que é bem-estar digital?

De acordo com o movimento, bem-estar digital é o ótimo estado de saúde, realização pessoal e satisfação social que cada indivíduo que usa a tecnologia é capaz de alcançar. Essa relação saudável com a tecnologia seria um estilo de vida que promove bem-estar integrado entre corpo, mente e espírito.

Para alcançar esse equilíbrio, o instituto que lançou a proposta desenvolveu uma abordagem que ajuda as pessoas a se conscientizarem sobre o uso da tecnologia, aproveitarem os benefícios dela e evitarem os danos associados.

Segundo a entidade, há oito conceitos para o bem-estar digital:

Produtividade: melhorar o foco, manejar distrações e equilibrar vida pessoal e profissional.

Ambiente: otimizar os espaços de trabalho, a ergonomia, usar filtros de luz azul e promover o minimalismo digital.

Comunicação: ter cultura digital, equilibrar e colocar limites entre vida e tecnologia.

Relacionamentos: ter apoio social, senso de conexão e comunidade, fazer interações significativas.

Saúde mental: atentar-se para o uso passivo e intencional da tecnologia, promover autocuidado e ficar períodos longe das telas.

Saúde física: envolve sono de qualidade, saúde dos olhos e fazer pausas para levantar e movimentar o corpo.

Saúde viabilizada pela tecnologia: como gamificação de atividades físicas, alertas de saúde e dispositivos como smartwatches que apresentam métricas de saúde.

Cidadania digital: promover segurança e privacidade, ativismo digital e consumo consciente da tecnologia.

Como funciona na prática?

Carla Furtado dá três dicas para melhorar nossa relação com a tecnologia:

  1. Desativar notificações de redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails.
  2. Estabelecer frequência e horários de verificação de mensagens e redes sociais.
  3. O ideal é permanecer desconectado por 12 horas sequenciais diariamente. Comece se desconectando durante o sono, ou seja, mantendo o celular desligado e distante da cama --já serão cerca de 8 horas. Adicione a isso ao menos uma hora antes de deitar e uma hora após levantar. Já serão 10 horas de desconexão contínua.

Para usar as redes sociais e a tecnologia de forma moderada e saudável, é importante entender que:

A vida digital é diferente da vida real. O mundo perfeito não existe e o que é publicado em uma rede social é uma pequena parcela da realidade de um dia inteiro. Assim, não se compare com vida alheia.

O agora é relevante. Quando estiver na roda de amigos ou em momentos de curtição e lazer, evite se preocupar e se prender nas redes sociais. Aproveite o momento presente.

Há vida além do digital. Busque outras atividades para preencher seu tempo, como atividade física, leitura, cinema, um passeio ou qualquer outra prática de que goste.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)