Pular para o conteúdo principal

Veja 4 sinais menos conhecidos da ansiedade

 Preocupação excessiva e tensão intensa costumam marcar a ansiedade. “A pessoa nunca está no presente”, resume Ana Paula Carvalho, coordenadora da Liga de Depressão do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Mas a verdade é que a ansiedade pode se manifestar de outras maneiras, que às vezes demoram a ser percebidas. Abaixo, listamos sinais menos conhecidos do quadro.

Muitos indivíduos com ansiedade são perfeccionistas. Se uma tarefa não sai como esperado, eles se frustram ou ficam irritados. “Essas pessoas têm uma necessidade de mostrar o melhor delas, de se autoafirmarem”, pontua a psicóloga Marilene Kehdi, especialista em atendimento clínico e pós-graduada em psicossomática e psicopatologia.

Justamente por desejarem controlar todo o processo e por não aceitarem qualquer erro, elas acabam evitando ou procrastinando certas atividades. “Se o ansioso não vai fazer algo perfeito, ele nem começa”, reforça Ana Paula. O problema é que adiar as tarefas diárias gera ainda mais ansiedade.

Uma opção eficiente para quebrar esse círculo vicioso é registrar as tarefas diárias em uma agenda. Tente, de maneira saudável, incorporar uma rotina organizada e mais tolerante com eventuais falhas.

Um dos sintomas da ansiedade é a falta de ar Foto: LIGHTFIELD STUDIOS/Adobe Stock

A cobrança exagerada sobre si mesmo é constante diante da ansiedade. Há inclusive uma dificuldade em acreditar nos elogios recebidos. Essa autossabotagem chega a ser confundida com a síndrome do impostor, caracterizada pela crença de que a maioria de suas realizações diárias não é boa o suficiente.

A recomendação é valorizar as próprias conquistas e trabalhar o perfeccionismo exagerado, com ajuda da psicoterapia.

Pensamentos negativos tendem a tomar conta de pessoas com ansiedade. Um exemplo relacionado ao trabalho: quando demoram para receber uma resposta sobre determinada tarefa que realizaram, indivíduos mais ansiosos já começam a imaginar que o seu superior não gostou do resultado.

Uma saída para amenizar essa sensação é racionalizar situações como a descrita acima, contemplando outros cenários possíveis e menos pessimistas. Muitas vezes, o chefe só não teve tempo de responder por causa de outras demandas.

Preocupações excessivas e pessimistas sobre o futuro tiram a atenção do presente. Isso, além de gerar estresse, dificulta a assimilação de informações novas.

O apoio de profissionais ajuda a contornar a situação. Registrar os compromissos diários em uma agenda é outra boa estratégia, porque organiza o dia e permite ao indivíduo fazer uma atividade de cada vez.

“Também realize práticas que reduzem o estresse”, diz Kehdi.

Embora a linha de tratamento dependa do tipo de ansiedade, a psicoterapia é comumente recomendada. As sessões podem durar meses ou anos.

Em paralelo, o paciente pode receber remédios para amenizar as crises de ansiedade e torná-las menos frequentes. Só um médico consegue definir quando é necessário investir nos medicamentos, e em que momento abandoná-los. Nunca inicie ou suspenda esse tipo de tratamento por conta própria.

E repensar o estilo de vida é importante. Exercícios físicos, boas noites de sono, alimentação equilibrada e valorização de práticas relaxantes são medidas valiosas.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)