A Enel Brasil anunciou a troca do comando da empresa no País: o executivo Antonio Scala, que atua há 18 anos na companhia, foi indicado para substituir Nicola Cotugno, que deixará o grupo italiano e se aposentará depois de cinco anos no cargo.
Em comunicado à imprensa, a empresa informou que a saída de Cotugno foi definida no mês passado em reuniões de Conselho das distribuidoras e da Enel Brasil. O executivo, porém, aceitou adiar a saída até 22 de novembro “para apoiar o processo de substituição e as recentes contingências”, diz a nota.
A saída do executivo coincide com o apagão que atingiu a região, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica por alguns dias. O desabastecimento ocorreu após fortes chuvas na Grande São Paulo e culminou na formação de uma CPI na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Em nota, a Enel afirmou que até que sejam concluídos os trâmites para nomeação de Scala, o presidente do Conselho de Administração da Enel, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a presidência da companhia no Brasil de forma interina.
Scala entrou na Enel em 2009 como responsável de Gestão de Risco para Gerenciamento de Energia na Itália. Atuou ainda como responsável de Desenvolvimento Industrial e de Serviços de Energia para o mercado residencial no País.
Depois, ocupou a chefia de Planejamento e Controle de Global Trading e liderou a Enel Green Power na América do Sul. Formado em Administração de Empresas em 2002 em Roma, Scala atuou também como Sócio Júnior na McKinsey & Company com foco nas áreas de energia, gás e finanças corporativas.
Comentários