A educação neuro compatível é uma forma de educar que respeita o desenvolvimento biológico e emocional de cada criança, sem impor regras ou padrões que não sejam adequados à sua maturidade. Essa abordagem foi criada pela psicóloga brasileira Márcia Tosin, baseada em estudos de Psicologia Evolutiva, Antropologia e Neurobiologia³.
A educação neuro compatível propõe uma relação de rede entre pais e filhos, sem hierarquia ou autoritarismo. O objetivo é criar um ambiente acolhedor e seguro para que a criança possa expressar suas necessidades e sentimentos, e aprender com amor e compreensão. Nessa perspectiva, não há espaço para castigos, ameaças ou violência, que podem gerar traumas ou medos na criança.
A educação neuro compatível também leva em conta as características individuais de cada criança, respeitando seu ritmo e seu estilo de aprendizagem. Por exemplo, na hora de dormir, não se tenta forçar a criança a seguir uma rotina rígida, mas sim se cria um clima propício para o sono, com luzes apagadas, contato materno e aleitamento noturno. Assim, a criança se sente confortável e segura, e pode dormir de forma natural.
A educação neuro compatível é uma forma de educar que visa o bem-estar e a evolução da criança, sem desconsiderar sua essência e sua singularidade. Essa forma de educar pode trazer benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, além de fortalecer o vínculo afetivo entre pais e filhos.
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