Gallimard, Gaston (1881-1975), editor francês, um dos fundadores da Nouvelle Revue française e edições do mesmo nome, que receberam o nome de Librairie Gallimard, em 1919. Notável administrador e mostrando um sentido comercial indiscutível, soube instaurar uma verdadeira colaboração com os escritores com os quais convivia e fazer de sua empresa a mais prestigiada editora francesa, entre os anos 1920 e 1960.
Em uma paisagem editorial, onde os editores de literatura geral exerciam suas atividades em pequenas estruturas, o catálogo da Livraria Gallimard caracterizou-se, a partir dos anos 1920, por uma riqueza tão impressionante quanto eclética, uma vez que ali se encontravam todas as correntes literárias e todas as gerações: dos valores reconhecidos (Charles Péguy, Paul Valéry) aos surrealistas (André Breton, Louis Aragon), passando pela geração em ascensão, ilustrada por Jean Cocteau ou Marcel Arland, sem esquecer algumas personalidades que fogem às classificações como Joseph Kessel, Valery Larbaud, ou, de forma mais surpreendente, o jovem Georges Simenon.
Nos anos 1960, a casa se abriu às ciências humanas, publicando Foucault, Duby, LeRoy Ladurie, Dumézil; em 1971, eram criadas as bibliotecas de ciências humanas e de história, confiadas a Pierre Nora.
A partir de 1961, a Livraria Gallimard modificou novamente os seus estatutos, tornando-se Edições Gallimard; Gaston Gallimard, de aparência discreta, foi, sem dúvida, pelas qualidades de julgamento, pelo sentido das relações humanas e pela alta idéia que fazia de sua atividade, um dos editores mais marcantes do século XX.
Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Comentários