A privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia do país, vai ser proposta ao governo federal, informou o Ministério das Minas e Energia. Procurando reforçar o caixa em tempos bicudos, o governo teria o aporte de R$ 20 bilhões segundo a expectativa do ministro. Na Espanha, o homem apontado como a principal figura do atentado de quinta-feira em Barcelona foi morto em uma operação policial. E parte do mundo parou para assistir ao eclipse solar.
Terrorista é morto
A polícia da Catalunha anunciou que Younes Abouyaaqoub, identificado como o condutor da van e autor material do ataque de quinta em Barcelona, foi morto durante ação policial em cidade a 45 km da capital catalã. No total, 8 apontados como terroristas foram mortos e outros 4 estão presos. Segundo o chefe da polícia, não há indícios de que mais suspeitos façam parte da célula responsável pelos ataques.
- Polícia diz que pessoa morreu esfaqueada e número de vítimas em Barcelona vai a 15
- Autor de ataque com faca na Finlândia é marroquino e tem 18 anos
Privatização da Eletrobras
Em comunicado,o Ministério das Minas e Energia disse que vai propor ao governo federal a redução da participação da União na Eletrobras com intuito de permitir mais competitividade e agilidade à empresa. Hoje a União tem 51% das ações ordinárias (com direito a voto) e fatia de 40,99% no capital total da Eletrobras. A decisão, ainda segundo o comunicado, ocorre "após profundo diagnóstico sobre o processo em curso de recuperação da empresa".
Gilmar Mendes
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que declare a suspeição de Gilmar Mendes, ministro do próprio tribunal, no caso envolvendo os empresários Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira. Janot afirma que "há entre eles vínculos pessoais" entre Mendes e Barata Filho. O ministro do STF é padrinho de casamento da filha do chamado "rei do ônibus do Rio".
Jucá denunciado
O procurador Rodrigo Janot denunciou ao STF o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Zelotes. A defesa do senador disse ainda não teve acesso ao documento, mas " que não justificaria ter uma denúncia
Gafe
"Fazemos pelo apreço que temos na relação Brasil-Portugal", disse o presidente Temer no momento do brinde na recepção ao presidente do Paraguai, Horácio Cartes, na sede do Ministério das Relações Exteriores. Em junho, Temer já havia chamado empresários russos de "soviéticos” e, uma semana antes, chamou o rei norueguês Harald V de rei da Suécia, país vizinho da Noruega.
Eclipse
Milhares de norte-americanos assistiram hoje ao eclipse solar total -- o último aconteceu há quase cem anos. Espectadores lotaram hotéis, parques e as ruas das cidades norte-americanas para assistir ao fenômeno. No Brasil, a região Norte foi a que tinha a melhor "vista" para o fenômeno. Veja uma compilação de belas foto do eclipse.
Agressão a professora
Uma professora do interior de Santa Catarina fez um post em que mostrou o resultado das agressões a socos de um aluno de 15 anos dentro da escola. A professora disse à polícia que chamou a atenção do aluno por ele estar com o livro debaixo da mesa e, com o objetivo de fazê-lo focar mais na aula. Leia a história completa.
Merenda em SP
Pais de alunos da rede municipal da cidade de São Paulo reclamam que filhos são marcados com canetas ao serem servidos para que não possam repetir a refeição nem as frutas. O prefeito João Doria afirmou que as escolas podem não ter entendido a determinação de que "os produtos que representam saudibildiade paras crianças podem e devem ser acessados livremente sem qualquer tipo de restrição".
Com nome de biscoito/bolacha
O Google anunciou hoje que a nova versão do Android, seu sistema operacional para celulares, vai se chamar Oreo. O novo Android consegue rodar dois aplicativos ao mesmo tempo na tela e vem com um sistema para proteger usuários de apps inseguros. A tradição de dar o nome de um doce ao sistema operacional foi mantida. Já foi Nougat, Marshmallow, Lollipop e KitKat, por exemplo.
Robôs assassinos'
Cerca de 100 executivos de alto escalão de empresas escreveram uma carta aberta às Nações Unidas para advertir sobre os perigos das armas autônomas, chamadas de "robôs assassinos". "Podem ser máquinas aterrorizantes, armas que ditadores e terroristas utilizam contra populações inocentes, e armas pirateadas com fins funestos", afirmava a carta.
Curtas e rápidas
- Blog Legendado: 'Game of Thrones' e o dia em que todos concordaram que a série se perdeu
- Chile descriminaliza aborto em caso de estupro, inviabilidade fetal e risco de morte da mulher
- 'Annabelle 2' estreia no topo da bilheteria brasileira
- 'Bingo' tem Bozo doidão, TV psicodélica e, finalmente, um retrato da cultura pop brasileira; G1 já viu
- Xbox Game Pass, 'Netflix de games de Xbox', chega ao Brasil em 1º de setembro por R$ 30
Comentários