Pular para o conteúdo principal

Nem Buda está a salvo das loucuras do aquecimento global em 2020

 A natureza foi caprichosa na região que recebeu o primeiro templo budista na China, no primeiro século da nossa era. Os arredores do Monte Emei, na província de Sichuan, são notáveis pela flora diversificada, que vai de plantas subtropicais a florestas de pinheiros.

Com o tempo, novos templos surgiram, tornando a região uma das mais sagradas para o budismo. Segundo a tradição, em 723 um monge chamado Hai Tong decidiu erguer uma gigantesca estátua na confluência de dois rios, Dadu e Min, um afluente do Yangtsé, a fim de acalmar as águas e facilitar a vida dos navegantes que por ali passavam.

A construção da estátua foi um martírio. Ao ver que a arrecadação de fundos para a obra estava ameaçada, o monge teria arrancado os próprios olhos, a fim de demonstrar o quão obstinado ele estava. Os discípulos de Hai Tong concluíram o projeto em 803, após a morte do mestre. Escavado em uma encosta do Monte Lingyun, 71 m de altura, cercado por árvores – algumas delas com mais de mil anos de vida –, o Buda Gigante de Leshan, como seria conhecido, é uma obra-prima da engenharia religiosa.

Atrás da cabeça e entre as duas orelhas, a estátua tem um sistema de drenagem que previne a erosão. Há calhas e dutos distribuídos, e escondidos, no cabelo e no peito. Buracos escoam a água, o que evitou, ao longo de mais de um milênio, que a estátua sucumbisse aos efeitos da natureza. 

Mas não aos da humanidade.

No início da dinastia Song, no século 10, a estátua passou por um período de decadência. Ficou coberta de limo, o pavilhão de madeira cedeu, uma lástima só. A obra foi restaurada, mas nos séculos seguintes ela enfrentaria uma série de outros problemas.

Nas últimas décadas, a poluição de Sichuan, uma província de 81 milhões de habitantes, vem danificando a região do Monte Emei e outros tesouros culturais e naturais da área. Além do aquecimento global e da poluição do ar, turbas de turistas também deixaram sua marca. Em 2001, o governo chinês investiu o equivalente a US$ 33 milhões em obras de restauro, mas já em 2007 a agência de notícias Xinhua relatou um enegrecimento do nariz da estátua. Sinal claro de que, se a poluição atmosférica não diminuir, o Buda gigante continuará se desfazendo.

Em 2020, este aninho tranquilo, leve e sereno, veio outro enorme susto. Chuvas inundaram a região, mais de 100 mil pessoas tiveram que ser evacuadas e as enchentes ameaçaram o monumento. Pela primeira vez desde 1949, segundo a TV chinesa, a água lamacenta dos temporais chegou aos dedos da estátua. Funcionários do parque, policiais e voluntários usaram sacos de areia para proteger o monumento.

A estátua gigante representa Maitreya, discípulo de Sidarta Gautama, o fundador do budismo. Maitreya, segundo a tradição, é o futuro Buda, que um dia virá à Terra para iniciar um novo ciclo. A obra é considerada o maior Buda de pedra do mundo e a maior estátua pré-moderna do planeta. Os mesmos pés que em agosto ficaram quase cobertos pela água podem abrigar até cem monges sentados – cada um.

Uma dica de quem já esteve lá avisa que, para vislumbrar a imensidão da estátua, você precisa observá-la de quatro pontos: de cima, dos lados, de baixo, e à distância de 15 minutos em uma travessia de barco.

Acredita-se que a estátua mudou mesmo a vida dos navegantes. Dizem que os operários removeram tanta terra para construí-la que, ao depositarem aquela montanha no fundo do rio,  as águas se acalmaram e a travessia ficou mais tranquila.

Hai Tong cumpriu sua missão e deixou uma obra magnífica para a humanidade, que já dura 1.200 anos. Que siga assim.

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Papel de Parede 4K

Wallpaper 4K (3000x2000)

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Luto! (25/12/1944 - 17/10/2022)