Pular para o conteúdo principal

Azia, cólicas, barriga estufada? 10 dicas para reduzir problemas digestivos

 Problemas digestivos, como azia, refluxo, excesso de gases, mal-estar, para citar alguns, são queixas recorrentes nos consultórios médicos. Quando a digestão não funciona de forma adequada e esperada, é porque no organismo está ocorrendo algum desequilíbrio, o que também pode prejudicar outras áreas.

O sujeito pode apresentar irritações de pele, cansaço constante, irritabilidade, falta de concentração, infecções persistentes, mau hálito e insônia.

Se você se identifica com alguma dessas situações, procure um médico o quanto antes, ainda mais se estiver apresentando fortes dores locais, febre, vômitos e diarreia incessantes, sinais de alguma condição mais séria e que requer exames e tratamentos específicos.

Para casos menos preocupantes e de vez em quando, a boa notícia é que existem algumas soluções e hábitos simples e eficazes para prevenir e controlar desconfortos digestivos. Veja a seguir:

Coma menos o que fermenta

Leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico; legumes como brócolis, repolho, batata-doce; ovo cozido; gorduras e doces em excesso; além de bebidas gaseificadas como refrigerantes, aumentam a formação de gases no interior do estômago e que saem pela boca como arrotos, flatulência e distensão abdominal.

Para evitar esses problemas, reduza seu consumo e siga uma dieta antifermentativa, rica em frutas, carnes magras, verduras e chás, como de cidreira.

Se alimente devagar

Mastigar com pressa atrapalha a percepção de sabor dos alimentos e a saciedade. Se os alimentos descem mal triturados, também ficam mais tempo no estômago. Com isso, a digestão fica pesada, os nutrientes demoram mais para serem absorvidos e até a consistência das fezes fica mais dura, dificultando as idas ao banheiro.

Já mastigar bem os alimentos, sobretudo ricos em fibras, evita distensão abdominal, azia, refluxo, cólicas e constipação.

Não fale enquanto mastiga

Ao conversar —o que inclui também ao celular—, não só se atrapalha a mastigação, como grandes quantidades de ar são engolidas e podem ser transformar em gases dentro do estômago.

Por isso, procure fazer suas refeições em silêncio, de preferência em ambientes tranquilos (vale até informar a quem estiver presente), para você se manter compenetrado na forma como come. De preferência, enquanto mastiga, deixe ainda os talheres sobre a mesa.

Evite beber durante as refeições

É bastante comum consumir líquidos —o que vale para água, suco, refrigerante, álcool— durante almoço e jantar, mas esse costume não é saudável. Ele prejudica a trituração da comida, facilita engasgos e lentifica a digestão, interferindo na saciedade e até fazendo comer mais, pois "engana" o estômago.

O certo é evitar esse hábito ou ingerir pequenas quantidades de líquidos, cerca de 150 ml é o suficiente, sendo a água melhor do que qualquer opção.

Fracione a porção dos alimentos

Colocar para dentro grandes garfadas, colheradas e pedaços de uma só vez fará com que logo você se sinta empanturrado, sonolento e mal consigo mesmo, com sentimentos de repulsa, culpa, vergonha. No longo prazo, por conta da gulodice no modo automático —sobretudo diante de alimentos de alta densidade calórica— o ganho de peso também é certeiro.

Por isso é recomendável rever criticamente o volume de suas refeições, tanto fora como dentro de casa.

Não fique faminto para comer

Longos períodos de restrição alimentar não só induzem a hipoglicemia, que é a queda dos níveis de glicose no sangue, trazendo consequências graves, como atrapalham a capacidade de escolha, principalmente quando se tem comida à vontade.

Para evitar os excessos causados pela fome e seus problemas decorrentes, faça um lanche intermediário, só não vale cair de boca e sem parcimônia em produtos industrializados, como bolachas, salgadinhos ou frituras.

Se hidrate ao longo do dia

A ingestão de água (cerca de 2 litros ao dia), quando feita regularmente, junto com a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada, favorece a eliminação de toxinas, previne doenças e melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes para que possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células.

Beber água ainda evita que você coma muito e sem necessidade, pois a desidratação pode ser confundida com fome.

Corte o hábito de mascar chiclete

Mascar chicletes em excesso pode fazer mal ao estômago, predispondo condições como azia e gastrite, que se não tratadas e com a repetição desse hábito podem evoluir para úlcera. Isso acontece porque, quando se masca o chiclete, o organismo assimila que algum alimento está sendo ingerido, o que leva à produção de ácidos e enzimas responsáveis por realizar a digestão.

Porém, como nada chega ao estômago, essas substâncias não são utilizadas, daí os problemas.

Use suplementos de lactase

A lactase é uma enzima segura e que ao participar da digestão do leite e de seus derivados evita os sintomas da intolerância à lactose: a incapacidade de digerir o açúcar presente neles e que pode causar sintomas como náusea, dores abdominais e diarreia.

Mas, para se certificar de que você tem o problema, o ideal é consultar um médico. No mais, maneire no consumo de produtos lácteos, pois sua proteína (caseína) tende a fermentar em algumas pessoas.

Evite deitar logo após comer

Ir para cama após as refeições, principalmente as muito pesadas e condimentadas, pode causar o retorno do conteúdo da digestão para o esôfago (refluxo), além de desencadear problemas no sono (insônia, apneia) e, consequentemente, indisposição no dia posterior.

Tenha em mente que ao dormir o sistema digestório se lentifica, por isso, para não sobrecarregá-lo ainda mais, recomenda-se ingerir alimentos mais leves à noite e pelo menos duas horas antes de se deitar.

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Wallpaper 4K (3000x2000)