Sucesso na TV, no cinema, nas livrarias... Os sete malucos mais engraçados do Brasil estão rindo e fazendo rir à toa. Conheça a saga completa da gangue, os melhores produtos Tabajara e penetre (no bom sentido, é claro) nos bastidores do programa
Eles são feios. Eles são atrapalhados. Eles não pegam ninguém. Mas uma coisa não dá para negar: quando a missão é fazer rir, os sete cassetas são os reis do negócio. Negócio, aliás, que ganhou corpo e foi crescendo, crescendo... Eles adoraram, mas juram que são espadas. Toda terça-feira, as piadas de duplo sentido do Casseta & Planeta Urgente! conquistam mais de 60% da audiência do horário. O site do grupo recebe 750 mil visitantes por mês, os livros publicados pela trupe já venderam mais de 300 mil exemplares e a estréia nas telonas com A Taça do Mundo É Nossa atraiu 800 mil espectadores. Isso sem falar nos três discos lançados, no DVD, nos shows de teatro e nos esquetes para o rádio. Para comprovar que os caras têm a força, basta lembrar que eles foram eleitos os artistas mais poderosos do Brasil, em um ranking organizado pela revista Veja no ano passado. Alguém duvida que o planeta é da Casseta?
Pra comer alguém
Se hoje eles dominam o mundo, o começo foi bem diferente. O ano era 1978. Revoltados com a falta de mulher no curso de engenharia, três alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) resolveram bancar um fanzine de humor feito a mão e toscamente impresso. Há exatos 26 anos, Marcelo Madureira, Beto Silva e Hélio de La Peña lançaram a Casseta Popular, com uma meta ambiciosa na cabeça: "Queríamos comer alguém vendendo a Casseta em faculdades, barzinhos e praias", afirma Bussunda, que se juntaria ao trio com Cláudio Manoel em 1980. Mas essa é só uma parte da história. A outra começa em 1984, na redação do jornal humorístico O Planeta Diário, comandado por Hubert, Reinaldo e Cláudio Paiva, que hoje escreve o seriado A Grande Família. Especializado em manchetes descaradamente falsas como "Governo faz reforma agrária no sítio do Picapau Amarelo", "Médici morre mas passa bem" e "Papa bota ovo na missa do galo", o Planeta chegou a vender 100 mil exemplares por edição - uma enormidade para um jornal alternativo. O escracho da Casseta e a piração de O Planeta renderam convites para a turma escrever os textos do humorístico TV Pirata, da Rede Globo. Trabalhando juntos nos bastidores da emissora, eles resolveram fundir, sem medo do trocadilho, os dois grupos (só Cláudio Paiva ficaria de fora). Em 1988, nascia o Casseta & Planeta, o maior conglomerado de humor do país.
Partindo pra porrada
Mas foi só em 1992, com a estréia do Casseta & Planeta Urgente!, que apareceram as marcas inconfundíveis da trupe: os produtos Tabajara, as paródias de novelas e as hilárias imitações de políticos e celebridades. Como Mundo Estranho não tem medo da cara feia de Maçaranduba & Cia., partimos para a porrada e investigamos toda a história da gangue. Abrimos o baú para resgatar os detalhes do passado do grupo, fizemos um ranking com as criações mais aberrantes da Organizações Tabajara e invadimos as gravações do programa de TV nos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro. Brincadeiras à parte, deu para comprovar que os caras levam o bom humor para além das câmeras e são muito gente fina sempre prontos para sacanear geral, conquistar o planeta ou comer alguém, não necessariamente nessa ordem...
Cláudio Manoel
Já foi: estudante de engenharia, história, economia e comunicação. Não chegou a concluir nenhum curso
O que faz no grupo: redator final do programa de TV
Personagens marcantes: Seu Creysson e Carlos Maçaranduba
Bussunda
Já foi: estudante de jornalismo. Largou no 3º ano
O que faz no grupo: cuida da produção de filmes
Personagens marcantes: Lula e Ronaldinho
Reinaldo
Já foi: redator do jornal O Pasquim
O que faz no grupo: redator final do programa de TV
Personagens marcantes: Devagar Franco e Zé Dirceu
Hélio de La Peña
Já foi: engenheiro
O que faz no grupo: cuida do site
Personagem marcante: Michael Jackson
Beto Silva
Já foi: engenheiro. Trabalhou na Pricewaterhouse Coopers
O que faz no grupo: cuida dos livros
Personagens marcantes: Felipão e professora Carquel, da novela Mulheres Recauchutadas
Hubert
Já foi: formado em arquitetura e chargista do jornal O Pasquim
O que faz no grupo: cuida da parte musical
Personagem marcante: Fernando Henrique Cardoso
Marcelo Madureira
Já foi: engenheiro e funcionário do BNDES
O que faz no grupo: cuida das palestras e dos projetos em novas mídias
Personagens marcantes: qualquer um em que ele se vista de mulher (que baranga!)
Na Livraria:
Seus problemas acabaram! - Casseta & Planeta, Objetiva, 2004
Na Internet:
www.cassetaeplaneta.com.br
Seus problemas acabaram
O costume dos cassetas de criar propagandas alopradas começou nos primórdios da Casseta Popular, mas com duas diferenças importantes em relação a hoje. Primeiro, eles sacaneavam anúncios que já existiam. Segundo, eles pegavam bem, mas beeeeem mais pesado - não dá para explicar aqui a paródia que eles fizeram da cerveja Caracu, por exemplo... Mas você pode imaginar. "A coisa mudou quando chegamos na Globo, onde o departamento comercial avisou que não podíamos brincar com marcas de verdade. A solução foi criar uma empresa de mentira, as Organizações Tabajara", afirma Bussunda. Deu certo: nos 12 anos do programa, mais de 200 produtos já foram apresentados na TV. O sucesso incentivou os cassetas a organizar uma exposição com as melhores criações, visitada por 50 mil pessoas no Rio e em São Paulo, em 2002, e a publicar o livro Seus Problemas Acabaram!, uma coletânea recém-lançada com as grandes invenções Tabajara.
1. BARANGABA TABAJARA
O campeão do ranking é um produto que transforma o pior jaburu do Universo na maior gata do mundo - tudo isso com apenas uma gota! O segredo? Dá uma olhadinha na fórmula do elixir... Para agradar os paladares mais exigentes, o produto está disponível nos sabores "mocréia", "tribufu" e "cão chupando manga"
2. CASA DA MULHER GOSTOSA CARENTE
Não é propriamente um produto, mas uma tocante obra assistencial que sensibilizou nosso júri. Todo ano, a instituição recebe de corpo e alma - principalmente corpo - as gostosas mais carentes do Brasil. E você pensando que as Organizações Tabajara não tinham preocupação social...
3. PERSONAL PINTOVISION
Sabe aquele seu amigo horizontalmente avantajado que não consegue ver o "documento" por causa da pança? O Personal Pintovision é o presente ideal para contornar esse drama. Dois retrovisores acoplados à zona do agrião dão uma visão privilegiada do dito-cujo. É o preferido do Bussunda: "Eu até usaria, mas não preciso por causa do tamanho avantajado do meu bilau!"
4. CAMAPULTA TABAJARA
É o antídoto perfeito para evitar a ressaca da Barangaba. Já pensou se você toma o goró milagroso mas o efeito acaba e você acorda do lado do maior jaburu? Essa invenção joga o problema pra longe - literalmente - e ainda dá direito a uma fronha para você tapar a cara da mocréia e partir sossegadão pro abraço
5. VÍDEO "COMO GANHAR MULHERES SENDO FEIO, BURRO, POBRE E SEM CARRO"
Para a Tabajara, a arte da conquista é uma ciência, baseada em técnicas como a autopiedade coativa (que inclui frases como "Dá para mim, pelo amor de Deus!") e a pentelhação repetitiva de alto impacto (cuja ênfase é lascar petelecos na orelha da gostosa até ela dar para você). Nós aqui da redação não precisamos disso (somos lindos!), mas resolvemos incluir o produto para homenagear os cassetas...
6. MARIDOCARD
É o primeiro cartão de milhagem para maridos: trocar a fralda do bebê vale 5 pontos, levantar a tampa da privada mais 10 e assim por diante. A tortura vale a pena: com 1 500 pontos acumulados, dá para despachar mulher e sogra para uma colônia de férias que está bombando lá no Iraque. Definitivamente, é um estouro!
7. MELECA DISFARCEITOR
Tem coisa mais chata do que tirar catota no trânsito e ser zoado pelo motorista do lado? A pagação de mico acabou com esse superconjunto de papelão retrátil que despenca do teto quando você quer dar um trato na napa. Privacidade total na higienização do salão e anexos. Além de limpar o nariz, dá para tirar cera do ouvido, arrancar alface do dente...
8. DOG BIMBADAREPELEITOR
Sabe aquele cãozinho que insiste em transar com sua perna toda vez que o vê? Pois essa invenção boa pra cachorro vai acabar com a graça do totó tarado. Os espetos de ferro acoplados a sua perna vão traumatizar o bichinho e ele nunca mais vai pensar em acasalamento pernal. Dependendo do alcance das lanças, ele não vai mais pensar, nem latir, nem respirar...
9. PERSONAL CHUVA
Esse produto é para quem se dá mal por confiar na previsão do tempo. Com o Personal Chuva, ninguém precisa ficar carregando o guarda-chuva no maior solzão com aquela cara de mané. Dá pra criar o seu próprio toró - e ainda por cima escolher o melhor aguaceiro para cada ocasião: "garoa", "chuvisco", "temporal" e "chovendo pra cacete"
10. OLHO MÁGICO DE CAIXÃO
Uma criação do outro mundo para fechar o nosso top 10: com essa revolucionária invenção, o defunto pode enfim se defender da ameaça de assassinos homicidas que queiram invadir seu paletó de madeira - quem sabe até para matá-lo! Não dá para descuidar da segurança nem morto...
Raio-X da corporação
Fundador: Gilvan Saturnino Tabajara
Ano: 1923
Faturamento mensal: 32,5 porrilhões de dólares
Número de empresas: 21 (incluindo a Tabajara Records & Discos de CD,Univerçidades Intregradas Tabajara e, claro, o Tabajara Futebol Clube)
Baú de risadas
1978
Cansados das aulas de cálculo e da falta de mulher no curso de engenharia da UFRJ, os alunos Beto Silva, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira lançam a Casseta Popular, um fanzine de humor distribuído só na universidade
1980
Dispostos a transformar o fanzine em jornal tablóide, os três chamam os amigos Bussunda e Cláudio Manoel para se juntar à Casseta. Eles passam a vender o jornal em barzinhos, praias e na night do Rio
1984
Reinaldo, Hubert e Cláudio Paiva, ex-redatores e cartunistas do jornal alternativo O Pasquim, se unem para publicar O Planeta Diário, um jornal mensal de notícias falsas que vira uma febre no Rio de Janeiro
1986
A Casseta deixa de ser tablóide e vira uma revista bimensal. Fazem sucesso campanhas "educativas" como "Mate mais aulas", "Vá ao teatro... mas não me chame" e "Mocréia: você precisa saber evitar"
1988
Redatores da Casseta Popular e de O Planeta Diário são convidados para escrever os textos da TV Pirata, programa humorístico da Rede Globo. Trabalhando juntos, eles unem forças e formam o Casseta & Planeta. Apenas Cláudio Paiva não integraria o grupo
1988
Em um bem-humorado protesto político, os cassetas lançam o macaco Tião para prefeito do Rio de Janeiro (veja mais sobre essa história na pág. 48). O primata termina em 3º lugar, com 9,5% dos votos
1989
Os cassetas se aventuram na música e lançam o polêmico disco Preto com um Buraco no Meio. Muita gente reclamou de racismo, mas o "preto", no caso, era só o disco de vinil. Vendeu 45 mil cópias
1990
Com o cancelamento da TV Pirata, eles sugerem à Globo a criação de um novo programa, o Sábado Urgente (tão urgente que seria apresentado nas noites de quinta). A emissora não topou
1990
Após dois anos como redatores, eles aparecem na frente das câmeras da Globo pela primeira vez, em uma cobertura do Carnaval ao vivo, do Sambódromo do Rio de Janeiro
1991
Aprovados no teste do Carnaval, eles passam a escrever e atuar no programa Doris Para Maiores, uma mistura de reportagens sérias com humor. O show dura apenas um ano
1992
Com o fim de Doris, os cassetas ganham seu próprio show, o Casseta & Planeta Urgente!, apoiado no lema "jornalismo-mentira, humorismo-verdade". No começo, o programa era apresentado por Kátia Maranhão
1994
A "oitava casseta" Maria Paula entra para o time. No mesmo ano, o grupo lança seu segundo disco, Pra Comer Alguém, que junto com The Bost Of, de 2000, completa a trilogia musical da trupe
1996
Mais multimídias do que nunca, os sete se arriscam nos palcos de teatro com o espetáculo de humor Casseta & Planeta Unfucked. As temporadas no Rio e em São Paulo ficam lotadas
1999
Impulsionado pela boa audiência, o Casseta & Planeta Urgente! deixa de ser mensal e vira programa semanal. A duração do show também muda, passando de uma hora para apenas 30 minutos
2003
Chega aos cinemas A Taça do Mundo É Nossa, o primeiro filme do grupo. O besteirol atrai 800 mil espectadores, mas não chega a ser um sucesso financeiro por causa dos altos custos de produção
A concorrência açustia
Não é fácil disputar mercado com a Tabajara. Tanto que o maior concorrente, o Grupo Capivara, quase foi à falência com a competição. Isso, claro, antes de o grupo se aliar a Seu Creysson, o mais poderoso empresário do comércio informal no mundo Casseta. Do alto de sua sabedoria lingüística, Seu Creysson explica que seu "púbriquio-alvo" é o povão. Entre seus maiores sucessos de venda estão o Computador Simprificado e a TV por Refrexo Capivara - na verdade, um espelhão de ônibus que aproveita a imagem do vizinho. E para divulgar seu dialeto peculiar, o creyssonês, o mega empresário colocou na internet o Tradutor Seu Creysson (http://cassetaeplaneta.globo.com/tabajara/cartoes.nsf/tradutorsc). Funciona? "Crário, çeu animal", "agarante" Seu Creysson.
14h45
Na sala de maquiagem, Hélio de La Peña recebe um trato no visual e aproveita para fazer o que deveria ter feito em casa: decorar as falas da cena. "É só para reforçar as palavras exatas, pois o sentido do texto eu já sei. Somos nós que escrevemos todo o programa"
14h51
Dois cassetas resolvem trocar de personagem: Hélio será um repórter grego e Cláudio um sem-terra da Antiguidade. O diretor aprova a mudança e Hélio ainda tira um barato da nossa cara: "Tá vendo como foi bom eu não ter decorado o texto antes, mané?"
14h52
Reinaldo faz a barba depois de interpretar um punk no quadro Supositório Fashion Week. "A barba era para compor a atitude punk. Fiz um top model que desfilava com um supositório cheio de espetos e sofria pra diabo. Foi um personagem que exigiu tudo de mim"
14h56
Agora o casseta agüenta uma tintura grisalha para encarnar outro papel: o ministro Zé Dirceu em uma adaptação da tragédia grega Prometeu Acorrentado. Prometeu, no caso, é o presidente Lula, que enfrenta a ira dos sem-terra gregos porque "prometeu, prometeu e não cumpriu"
15h05
Bussunda chega ao estúdio G do Projac. A cara entrega o que ele estava fazendo antes (olha aí: só falta bocejar!), mas ele desmente as insinuações maldosas e infundadas: "Acredite se quiser, eu fui malhar. Estava correndo na piscina antes de chegar aqui!"
15h10
Na maquiagem, Bussunda se espanta ao saber que queremos testemunhar o passo-a-passo de sua transformação em Lula. "Vocês vão mostrar até a hora em que eu corto o dedinho?" Ficamos chocados com a habilidade especial que ele tem para dobrar o mindinho e deixar reto o dedo anular (tente fazer isso em casa para ver como é difícil!)
15h50
Todos prontos, é hora do ensaio. Os contra-regras aprontam o cenário, o diretor orienta os quase 30 figurantes da cena e os cassetas repassam as últimas falas. A cena é rápida - na TV, terá menos de um minuto - e será registrada por duas câmeras, uma fixa em um tripé e outra aérea, instalada em uma grua
15h54
Agora é pra valer: silêncio total e a gravação começa. Os manifestantes protestam, o sem-terra reclama com Lula, mas o ministro Zé Dirceu dá uma bronca em todo mundo e acaba com a bagunça. O diretor pede para refazer o começo e o final da cena, mas, no fim, sai tudo muito rápido: em cinco minutos, o trabalho está feito e a galera pode se mandar
16h00
Acabou: depois de estafantes duas horas de ralação (Bussunda trabalhou exatos 55 minutos), os cassetas podem finalmente largar o batente. Que dureza!
Semana cheia
Segunda
Para abrir a semana, os cassetas gravam a chamada "parte quente" do programa, que inclui os quadros mais atuais, que irão ao ar no dia seguinte. O trabalho pode começar às 8 da manhã e seguir até as 9 da noite. No fim do dia, o diretor José Lavigne edita o programa que será exibido na terça-feira
Terça
É um dia de gravação mais light, quando os cassetas já adiantam o programa da semana seguinte. Em geral, o batente tem início às 2 da tarde e termina por volta das 6
Quarta a sexta
Os cassetas trabalham no escritório da empresa, em Ipanema. Pela manhã, eles discutem as pautas do programa e cuidam dos outros produtos do grupo. À tarde, eles escrevem os quadros, divididos em duas duplas (Hubert com Marcelo, Reinaldo com Cláudio) e uma "tripla", como diz Bussunda, que faz textos com Beto e Hélio. Na Globo, a equipe de produção do programa, que inclui quase 50 pessoas, cuida da pré-produção, aprontando locações, cenários e figurino
Sábado e domingo
Folguinha, que ninguém é de ferro. A não ser que haja algum evento que os cassetas precisem cobrir...
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