INTRODUÇÃO
Microsoft Corporation é a principal empresa norte-americana de softwares para computadores, a Microsoft desenvolve e vende uma gama de softwares para empresas e consumidores em mais de 50 países. Seus sistemas operacionais Windows para computadores portáteis são os mais usados do mundo. A sede da Microsoft está localizada em Redmond, Washington.
Outros produtos bem conhecidos da Microsoft incluem o Word, um processador de texto; o Excel, um programa de planilhas; o Access, um programa de banco de dados; e o PowerPoint, um programa para preparar apresentações comerciais. Esses programas são vendidos separadamente e como parte do Office, um conjunto de softwares integrados. A empresa também fabrica o BackOffice, um conjunto de produtos de servidores integrados para empresas. O Microsoft Internet Explorer permite que os usuários naveguem pela World Wide Web. Entre os outros produtos da empresa, encontram-se aplicativos de referência, incluindo a Enciclopédia Encarta; jogos; softwares financeiros; linguagens de programação para o desenvolvimento de softwares; dispositivos de entrada, tais como dispositivos apontadores e teclados; e livros relacionados a computadores.
A Microsoft opera a Microsoft Network (MSN), uma coleção de sites de notícias, viagens, finanças, entretenimento e informações na Web. A Microsoft e a National Broadcasting Company (NBC) operam em conjunto a MSNBC, um canal de televisão a cabo 24 horas no ar, com noticiários, debates e informações, além de um site associado.
FUNDAÇÃO
A Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen. Os dois trabalhavam juntos nos tempos do ginásio devido ao hobby de fazer programações no computador PDP-10 original da Digital Equipment Corporation. Em 1975, a revista Popular Electronics deu destaque a uma reportagem de capa sobre o Altair 8800, o primeiro computador portátil. O artigo inspirou Gates e Allen a desenvolver a primeira versão da linguagem de programação BASIC para o Altair. Eles licenciaram o software para a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), o fabricante do Altair, e formaram a Microsoft (originalmente Micro-soft) em Albuquerque, Novo México, para desenvolver versões de BASIC para outras empresas de informática. Os primeiros clientes da Microsoft incluíam firmas de hardware recém-criadas, tais como a Apple Computer, fabricante do computador Apple II; a Commodore, fabricante do computador PET; e a Tandy Corporation, fabricante do computador Radio Shack TRS-80. Em 1977, a Microsoft lançou seu segundo produto de linguagem, o Microsoft FORTRAN, e, logo depois, lançou versões de BASIC para os microprocessadores 8080 e 8086.
MS-DOS
Em 1979, Gates e Allen transferiram a empresa para Bellevue, Washington, um subúrbio de sua cidade natal em Seattle. (A empresa mudou para a sede atual em Redmond em 1986.) Em 1980, a International Business Machines Corporation (IBM) escolheu a Microsoft para escrever o sistema operacional para seu computador portátil, que seria lançado no ano seguinte. Como não dispunha de muito tempo, a Microsoft comprou o QDOS (Quick and Dirty Operating System) do programador Tim Paterson, de Seattle, por 50 mil dólares e o renomeou como MS-DOS (Microsoft Disk Operating System). Fazia parte do contrato com a IBM uma cláusula, que permitia que a Microsoft licenciasse o sistema operacional para outras empresas. Até 1984, a Microsoft já havia licenciado o MS-DOS para 200 fabricantes de computadores portáteis, o que tornou o MS-DOS o sistema operacional padrão para computadores portáteis e propiciou o imenso crescimento da Microsoft na década de 1980.
SOFTWARES DE APLICATIVOS
À medida que as vendas do MS-DOS decolavam, a Microsoft começou a desenvolver aplicativos comerciais para computadores portáteis. Em 1982, a empresa lançou o Multiplan, um programa de planilhas, e, no ano seguinte, lançou um programa processador de texto, o Microsoft Word. Em 1984, a Microsoft era uma das únicas empresas de software constituídas para desenvolver softwares de aplicativos para o Macintosh, um computador portátil desenvolvido pela Apple Computer. O primeiro programa de suporte da Microsoft para o Macintosh foi um enorme sucesso para o software de aplicativo dessa empresa, que incluía o Word, o Excel e o Works (um conjunto de softwares integrados). No entanto, o Multiplan para MS-DOS esbarrou no popular programa de planilhas Lotus 1-2-3, fabricado pela Lotus Development Corporation.
WINDOWS
Em 1985, a Microsoft lançou o Windows, um sistema operacional que ampliava os recursos do MS-DOS e empregava uma interface de usuário gráfica. O Windows 2.0, lançado em 1987, melhorou o desempenho e ofereceu um novo visual. Em 1990, a Microsoft lançou uma versão ainda mais potente, o Windows 3.0, que foi seguida pelos Windows 3.1 e 3.11. Essas versões, que vinham pré-instaladas na maioria dos novos computadores portáteis, tornaram-se rapidamente os sistemas operacionais mais amplamente usados. Em 1990, a Microsoft se tornou a primeira empresa de softwares para computadores portáteis a atingir o recorde de 1 bilhão de dólares em vendas anuais.
Quando o domínio da Microsoft cresceu no mercado de sistemas operacionais para computadores portáteis, a empresa foi acusada de práticas de monopólio comercial. Em 1990, o Federal Trade Commission (FTC) começou a investigar a Microsoft devido à acusação de práticas anti-competitivas, mas não conseguiu chegar a uma decisão e abandonou o caso. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos continuou a investigação.
Em 1991, a Microsoft e a IBM deram fim a uma década de colaboração, ao seguirem diferentes rumos no tocante à geração seguinte de sistemas operacionais para computadores portáteis. A IBM escolheu continuar usando o sistema operacional OS/2 (lançado em 1987 pela primeira vez), que até então formava uma joint venture com a Microsoft. A Microsoft optou por desenvolver o sistema operacional Windows, para que este ficasse cada vez mais potente. Em 1993, a Apple perdeu uma ação judicial por violação de copyright para a Microsoft, que alegava que o Windows havia copiado ilegalmente o projeto de interface gráfica do Macintosh. O julgamento foi, posteriormente, defendido por um tribunal de apelação.
Em 1993, a Microsoft lançou o Windows NT, um sistema operacional para ambientes de negócios. No ano seguinte, a empresa e o Departamento de Justiça chegaram a um acordo que exigia que a Microsoft alterasse a forma como o software de sistema operacional era vendido e licenciado para fabricantes de computadores. Em 1995, a empresa lançou o Windows 95, que dava destaque a uma interface simplificada, multitarefas, entre outros aperfeiçoamentos. Estima-se que 7 milhões de cópias do Windows 95 tenham sido vendidas nas sete primeiras semanas de lançamento do produto.
Comentários