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Psicologia da educação

 

INTRODUÇÃO

Psicologia da educação, aplicação do método científico no estudo do comportamento dos indivíduos e grupos sociais nos ambientes educativos. Suas áreas de interesse estão relacionadas a outras da psicologia, incluindo psicologia do desenvolvimento, psicologia social, avaliação psicológica e orientação educativa.

A partir da II Guerra mundial, os pesquisadores começaram a realizar estudos empíricos na psicologia educativa. Quando a guerra terminou, as escolas encheram pelo aumento da natalidade. Novas circunstâncias, como o movimento de reforma dos planos educativos, e uma maior preocupação com as crianças incapacitadas fomentaram o desenvolvimento deste tipo de estudo.

TEORIAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Os psicólogos educativos se interessam por fenômenos concretos como a aprendizagem, a motivação, o desenvolvimento e o ensino.

Diversas teorias do aprendizado ajudam os psicólogos de educação a compreender, predizer e controlar o comportamento humano. A teoria da atribuição descreve o papel da motivação no êxito ou no fracasso escolares, isto é, predizer o comportamento dos alunos em função de suas respostas. A teoria de Jean Piaget, que assinala distintas etapas do desenvolvimento intelectual, postula que a capacidade intelectual é qualitativamente distinta às diferentes idades e que a criança necessita de interação com o meio para adquirir competência intelectual. Por último, o estudo científico do ensino, que é bastante recente, afirma que o êxito acadêmico depende do tempo que alunos e professores dedicam ao ensino, aos conteúdos de suas matérias e da capacidade do professor para oferecer diretrizes claras.


APLICAÇÕES

Cada vez com mais freqüência, na investigação e desenvolvimento de programas educativos, existem psicólogos envolvidos que tentam fazer com que os planos de estudo e os exames se adeqüem aos objetivos pedagógicos específicos. As técnicas de psicologia educativa são empregadas, também, em programas de formação de professores. Da mesma forma, os princípios de mudança de comportamento se aplicam a numerosos problemas educativos.

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