Pular para o conteúdo principal

Ar-condicionado gera custo alto para o clima global, mas há solução?

 Amplamente difundido nos Estados Unidos, criticado na Europa e cobiçado no sul da Ásia... Diante do aumento das ondas de calor, o ar-condicionado se tonou tema de debate mundial.

Para o bem ou para o mal, é uma das soluções de adaptação ambiental mais difundidas no mundo, que está ficando mais quente. Para milhões de habitantes, o ar-condicionado é praticamente um bem de primeira necessidade, que garante nada mais nada menos que a sua sobrevivência, segundo especialistas.

Contudo, apesar de o aparelho oferecer um alívio imediato a seus usuários, custa caro para o clima global.

Para fornecer energia a esses eletrodomésticos, as usinas de geração emitem mais gases de efeito estufa na atmosfera, aquecendo ainda mais o planeta.

Atualmente, a climatização de espaços habitados é responsável pela emissão de aproximadamente 1 bilhão de toneladas de CO2 ao ano, segundo a AIE (Agência Internacional de Energia), de um total de 37 bilhões em todo o mundo.

É possível interromper este círculo vicioso? Sim, afirmam os especialistas, mediante o desenvolvimento de energias renováveis, condicionadores de ar mais econômicos e outras técnicas de refrigeração.

"Alguns puristas pensam que não deveríamos usar ar-condicionado em absoluto, mas acho que isso simplesmente não é factível", declarou à AFP Robert Dubrow, diretor do Centro sobre Mudança Climática e Saúde da Universidade de Yale.

O acesso ao ar-condicionado salva dezenas de milhares de vidas por ano, um número que está em ascensão, segundo um relatório recente da AIE.

Estudos indicam que o risco de morte relacionada ao calor se reduz em aproximadamente 75% nos lares com ar-condicionado.

Nos Estados Unidos, onde aproximadamente 90% das residências estão equipadas com esses aparelhos, outros estudos destacaram o seu papel na proteção da população, e o efeito potencialmente devastador dos cortes de energia durante as ondas de calor.

No entanto, a nível mundial, dos 3,5 bilhões de pessoas que vivem em climas quentes, apenas cerca de 15% têm ar-condicionado, segundo a AIE.

Múltiplos desafios

Portanto, a quantidade de condicionadores de ar no mundo —cerca de 2 bilhões atualmente— vai disparar no futuro próximo, pelo efeito combinado do aumento das temperaturas e do crescimento da renda, particularmente na China, Índia e Indonésia.

Na Índia, a proporção de lares equipados com ar-condicionado poderia aumentar de 10% para 40% até 2050, o que reduziria significativamente a exposição da população ao calor, segundo um estudo recente.

Mas a eletricidade adicional requerida seria equivalente à produção anual de um país como a Noruega. Além disso, se a rede indiana utilizar combustível fóssil para produzir esse adicional, isso significaria cerca de 120 milhões de toneladas a mais de CO2, 15% do que o setor energético do país emite na atualidade. E os problemas não param por aí.

Os aparelhos costumam utilizar gases refrigerantes (tipo HFC) que podem aquecer milhares de vezes mais que o CO2 quando liberados na atmosfera.

Ademais, ao lançar ar quente nas ruas, o ar-condicionado contribui para os efeitos de ilha de calor urbano. Um estudo de 2014 simulou o aumento de 1°C da temperatura noturna no centro da cidade.

Este aparelho também supõe um grande problema de desigualdade. Seus custos impedem que muitas famílias possam ter acesso a essa comodidade.

Soluções complementares

Segundo Enrica De Cian, pesquisadora desse tema na Universidade Ca' Foscari de Veneza (Itália), "alguns países", mas também "algumas pessoas vulneráveis", como idosos e gestantes, "realmente precisam de ar-condicionado". Por isso é fundamental combiná-lo com outras abordagens "complementares".

Em primeiro lugar, a especialista acredita que é necessário seguir aumentando a proporção de energias renováveis na produção de eletricidade, de modo que a utilizada pelos condicionadores de ar gere menos emissões.

Mas também é preciso seguir desenvolvendo e instalando aparelhos acessíveis que consumam menos energia. A AIE defende padrões de eficiência mais rígidos e que os aparelhos não possam ser regulados para temperaturas inferiores a 24°C.

"Temos que conseguir nos refrescar de forma viável", resume Dubrow, porque, com o aquecimento global, "as coisas só vão piorar". De qualquer forma, o pesquisador de Yale considera que muitas dessas soluções são "bastante factíveis".

"Aplicá-las é apenas uma questão de vontade política", frisou.

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)