Pular para o conteúdo principal

Marcelo nos filmes de Walter Hugo Khouri



Marcelo é um personagem recorrente na obra do cineasta brasileiro Walter Hugo Khouri, que aparece em quatro filmes: As Amorosas (1968), O Corpo Ardente (1967), As Deusas (1972) e Amor Voraz (1984). Marcelo é interpretado por diferentes atores em cada filme, mas mantém uma personalidade e uma trajetória comuns, que refletem o imaginário burguês e a crise existencial do homem moderno.

Marcelo é um jovem rico, culto e sedutor, que vive em São Paulo e se envolve com diversas mulheres, sem se comprometer com nenhuma delas. Ele é um típico representante da classe média alta brasileira, que usufrui dos privilégios de sua posição social, mas também se sente insatisfeito e angustiado com a falta de sentido de sua vida. Ele busca na arte, na filosofia e na psicanálise uma forma de compreender a si mesmo e ao mundo, mas não encontra respostas satisfatórias.

Nos filmes de Khouri, Marcelo é um personagem complexo e contraditório, que oscila entre o desejo e o tédio, entre a liberdade e a solidão, entre a razão e a emoção. Ele é um ser autônomo, que não se identifica com as opções de identidade oferecidas pela sociedade de consumo e pelo movimento de esquerda brasileiro. Ele é um rebelde sem causa, que questiona os valores e as normas vigentes, mas também não propõe nenhuma alternativa. Ele é um indivíduo que se isola em seu próprio universo, mas também busca o contato humano através do sexo e do amor.

Marcelo é um personagem que expressa o dilema do homem contemporâneo, que se vê diante de um mundo fragmentado e caótico, sem referências estáveis ou projetos coletivos. Ele é um personagem que revela a influência do cinema europeu do pós-guerra na obra de Khouri, especialmente do existencialismo francês e do neorrealismo italiano. Ele é um personagem que dialoga com as teorias de Sigmund Freud e de Cornelius Castoriadis, que analisam o papel do imaginário na constituição do sujeito e da sociedade.

Marcelo é um personagem que desafia o espectador a refletir sobre sua própria condição humana, sobre suas escolhas e suas contradições, sobre seus sonhos e seus medos. Ele é um personagem que sintetiza a visão de mundo de Walter Hugo Khouri, um cineasta que se destacou por sua originalidade e sua ousadia no cinema brasileiro.



Sent with Spark

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Wallpaper 4K (3000x2000)