Assessoria de imprensa é uma atividade profissional que visa a intermediação entre um indivíduo, instituição ou empresa e os meios de comunicação. O assessor de imprensa é responsável por planejar, executar e avaliar as ações de comunicação que visam a promoção da imagem e dos interesses do seu cliente.
A ética na assessoria de imprensa é fundamental para o bom funcionamento da profissão e para a construção de uma imagem positiva da assessoria para os meios de comunicação e para a sociedade. Os princípios éticos que devem nortear a atuação do assessor de imprensa são:
- Veracidade: o assessor de imprensa deve sempre pautar suas ações pela verdade e pela transparência.
- Responsabilidade: o assessor de imprensa deve ser responsável pelas informações que divulga.
- Imparcialidade: o assessor de imprensa deve ser imparcial em suas ações e não deve favorecer nenhum lado ou interesse.
- Confidencialidade: o assessor de imprensa deve manter sigilo sobre as informações que recebe de seu cliente.
- Competência: o assessor de imprensa deve ter conhecimento e experiência para realizar suas atividades de forma eficaz.
Algumas práticas que são consideradas antiéticas na assessoria de imprensa são:
- Divulgação de informações falsas ou tendenciosas: o assessor de imprensa não deve divulgar informações que não sejam verdadeiras ou que possam induzir o público a erro.
- Manipulação da mídia: o assessor de imprensa não deve tentar manipular a mídia para divulgar informações que sejam favoráveis ao seu cliente.
- Uso de informações privilegiadas: o assessor de imprensa não deve usar informações privilegiadas para obter vantagens pessoais ou profissionais.
- Agressão ou intimidação de jornalistas: o assessor de imprensa não deve agredir ou intimidar jornalistas.
O assessor de imprensa deve estar sempre atento aos princípios éticos que regem a profissão, para que possa desempenhar suas atividades de forma responsável e transparente.
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