Pular para o conteúdo principal

Voto secreto defendido por Lula é chamado de ‘arroubo retórico’ e ‘inconstitucional’ no STF

 

De proposta inconstitucional a arroubo de linguagem. Foram os comentários sobre o voto secreto, ideia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva propondo que a sociedade não saiba quais foram as decisões dadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Não existe a menor chance de que a Corte aceite. “Não há espaço em uma sociedade democrática para decretar sigilo contra a autoria e o conteúdo dos votos. A Constituição tem princípios implícitos e esse é um deles. É uma cláusula pétrea”, explicou o ex-ministro Marco Aurélio Mello.

O artigo 93 da Constituição Federal define a impossibilidade dos votos serem secretos. De acordo com o texto do artigo, todos os julgamentos do Poder Judiciário devem ter decisões fundamentadas e publicidade, sob pena de serem anulados.

“Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação”, afirma o artigo.

Nesta terça-feira, 5, o presidente Lula disse no programa “Conversa com o Presidente”, live semanal que é produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que a sociedade não precisa saber como é o voto de um ministro da Suprema Corte. “Sabe, eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votou a maioria, 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber”, afirmou Lula.

O presidente considera que as decisões do STF causam “animosidade” na sociedade brasileira contra as instituições. Muitos viram nas declarações uma defesa do ministro do STF, Cristiano Zanin, ex-advogado de defesa de Lula e indicado por ele ao cargo. Zanin tem recebido críticas da esquerda e de partidos progressistas – inclusive o PT – por haver tomado posição contra temas como a descriminalização da maconha, à qual ele se opôs.

“Foi um arroubo de retórica que não foi bem interpretado”, comentou um ministro do STF, que preferiu não ser identificado. Segundo esse ministro, não se trata de acabar com a publicidade do voto. Mas, sim, de retomar a antiga discussão sobre a transmissão ao vivo das seções da Corte. “Tem muita crítica e discussão sobre nosso próprio voto. Se não é muito longo. A afirmação do presidente me pareceu mais um debate sobre a forma de deliberação”, disse outro ministro.

De acordo com esse ministro, o debate envolveria a utilidade da TV Justiça, cuja existência, transmitindo ao vivo os julgamentos nem sempre seria positiva. Em especial naqueles momentos em que ministros trocam acusações ou se excedem nas críticas aos colegas. “O debate é mais sobre a forma de deliberação”, disse esse ministro.

Inaugurada em 2002, sob a presidência do ministro Marco Aurélio Mello, muitos acreditam que a TV Justiça interferiu demais nas rotinas dos julgamentos. Os votos se tornaram longos o que acaba postergando decisões durante várias sessões. Algumas vezes já se tentou acabar com as transmissões, mas elas já estão tão incorporadas à rotina que muitos ministros do STF são identificados pelo nome e mais conhecidos que os do Governo Federal.

Comentários

Postagens Mais Lidas

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Faça cópia de segurança de suas mensagens de e-mail

Em casa e no trabalho, o correio eletrônico é uma das mais importantes aplicações usadas no cotidiano de quem está conectado à internet.Os dados contidos nas mensagens de e-mail e os contatos armazenados em seus arquivos constituem um acervo valioso, contendo o histórico de transações comerciais e pessoais ao longo do tempo. Cuidar dos arquivos criados pelos programas de e-mail é uma tarefa muito importante e fazer cópias de segurança desses dados é fundamental. Já pensou perder sua caixa de entrada ou e-mails importantes?Algum problema que obrigue a formatação do disco rígido ou uma simples troca de máquina são duas situações que tornam essencial poder recuperar tais informações.Nessas duas situações, o usuário precisa copiar determinados arquivos criados por esses programas para um disquete, CD ou outro micro da rede. Acontece que esses arquivos não são fáceis de achar e, em alguns casos, estão espalhados por pastas diversas.Se o usuário mantém várias contas de e-mail, a complexidade...

Papel de Parede 4K

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p...

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re...

Wallpaper 4K (3000x2000)