Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento eficiente de anotações – Parte 2

 Na primeira parte deste artigo, falei um pouco sobre o gerenciamento eficiente de informações, apresentando o Evernote e explicando por que ele é a melhor ferramenta que temos hoje para realizar essa atividade.

Hoje continuarei neste mesmo tema, porém como uma abordagem mais prática: dicas de uso do Evernote no dia-a-dia. Saiba que é possível usar seu dispositivo móvel como um grande aliado na hora de capturar e resgatar informações!

Livros para ler

Todos nós temos uma “lista mental” de livros que gostaríamos de ler. Ou então, anotamos num pedaço de papel dados de um livro que nos interessou… e nunca mais vamos atrás dele. Dica: crie um bloco de notas no Evernote chamado “livros para ler” e salve lá fotos de capas de livros, páginas da web, resenhas de jornais e revistas, etc. Você terá uma única lista concisa que facilitará muito na hora de passar por uma livraria, comprar em lojas online e aproveitar promoções.

Artigos para ler

Para não atrapalhar sua produtividade no trabalho, sempre que se deparar com um artigo ou notícia interessante na web, capture a página e salve num bloco de notas específico, chamado “ler” ou “a ler”. Interrupções nos custam caro em termos de tempo, pois levamos precisos minutos para recuperar o “fio da meada”. No final da tarde, ou no começo do dia seguinte, aproveite para ler tudo o que ficou reservado. Dica: se você tem um tablet, aproveite e desfrute do momento em sua poltrona favorita, acompanhado de uma bela caneca de chá ou café.

Trabalhos escolares

Está fazendo um trabalho escolar ou acadêmico? Crie um bloco de notas só para ele e salve todo seu material de pesquisa. Além de se ganhar tempo na hora de acessar as informações, lembre-se que o Evernote é ubíquo: nos computadores da faculdade ou em qualquer outro lugar, você terá acesso a elas. Basta um navegador.

Recortes de revistas

Minha avó gostava de colecionar revistas de crochê. Mas e na hora de achar o molde daquele casaquinho para bebê visto anos atrás? Se você gosta de uma publicação, revista, jornal, blog ou website, crie um bloco de notas só para ele e use as tags para identificar o tema e facilitar as buscas. Seu colunista ou escritor favorito também pode ganhar um bloco próprio, o que tornará simples os ato de reler os melhores artigos.

Cartões de visita

Não sabe o que fazer com aquela pilha de cartões de visita na gaveta ou na caixa de sapatos? Fotografe-os com a câmera do celular e salve no Evernote. Crie um bloco de notas só para cartões de visita. Buscar por alguém depois, mesmo que não se lembre do nome (por exemplo, apenas a empresa), é questão de segundos até encontrá-lo.

Cosméticos

Eu tenho um inventário dos meus cosméticos, para saber o que tenho, o que não tenho e o que está no fim. As compras ficam inteligentes, pois compro só o que efetivamente preciso e aproveito promoções. Mas também tenho uma lista de compras que monto gradualmente, para aproveitar a próxima ida ao exterior e não esquecer dos meus cremes importados favoritos.

Sugestões de presentes

Chega uma data festiva e é sempre a mesma coisa. O que comprar? Porém, longe destas datas, acontece de acidentalmente encontrarmos algo que possa ser interessante para presentear alguém. Fotografe e salve num bloco chamado “sugestões de presentes”. O GPS do celular se encarregará de ajudá-lo a achar a loja depois.

Receitas

Além de ter um bloco de notas só para receitas, gosto de colocar nas tags os principais ingredientes. Assim, se eu tiver frango em casa e quiser uma receita em que possa aproveitá-lo, basta procurar pela tag “frango”. Isso é ótimo também para receitas com frutas de época. Aqui em casa, em época de caqui, é uma festa. Merengue de caqui, iogurte de caqui, bolo de caqui…

Checklists

Tenho um bloco de notas chamado “checklists” onde guardo listas. Lista de viagens de lazer, de viagem a negócios, de viagem internacional, de aplicativos para baixar, de itens da minha bolsa da academia, lista básica de supermercado e de feira, e muito mais.

Prontuário médico

Nada me ajudou mais no período que fiquei gravemente enferma ano passado do que meu bloco de notas “prontuário médico”. Escaneei cada exame, cada receita, e fiz anotações de cada visita médica. Continuo guardando o andamento da minha saúde ali. Dica: crie um bloco de notas para cada membro da sua família. Ficará muito mais fácil acompanhar retornos ao pediatra, ao dentista, e até ter um controle de todos os medicamentos já tomados. E durante alguma consulta, se quiser checar alguma informação antiga, é só sacar o smartphone do bolso.

Filmes para ver

Funciona exatamente como o “livros para ler”. Só que ali vão resenhas de filmes interessantes, capas de DVDs ou mesmo uma anotação à mão de um filme que um amigo recomendou. Quando você estiver na porta do cinema ou da locadora, é só checar o smartphone.

Lugares para ir

Como adoro viajar, sempre que encontro na web alguma exposição, restaurante ou atração interessante, salvo neste bloco de notas. Nas tags, coloco o nome da cidade. Quando chego lá, já sei exatamente onde quero ir.

Livros lidos

É para onde migro as notas do bloco “livros para ler” depois que os li. Mas frequentemente mudo a anotação, adicionando minhas próprias impressões e resumos.

Rascunhos de posts

Rascunhos de posts de blogs e colunas que escrevo possuem uma pasta própria para cada publicação. É lá que jogo idéias, mind-maps e onde nascem as primeiras frases dos artigos. A qualquer momento, posso pegar meu laptop, tablet ou smartphone e trabalhar num texto em andamento.

Notas fiscais

Notas fiscais e garantias, nunca se sabe quando se precisará delas. Guardo-as também fisicamente numa pasta em meu armário, mas antes sempre procuro no Evernote para checar datas de compras, endereços de assistências técnicas e até manual de instruções.

Curriculum

Certificados de cursos são escaneados e salvos nesta pasta. Quem tem Lattes pode usá-la para guardar documentos comprobatórios de cursos, artigos escritos, etc.

Talvez/um dia…

Eletrodomésticos, utensílios interessantes, projetos para o futuro, idéias malucas… tudo o que não tem data para acontecer mas que pode ser interessante no futuro, vão para esta pasta.

Arquivo

Tudo o que não cabe nas outras categorias vai para uma categoria chamada simplesmente de “arquivo”. Nunca tive problemas para achar nada, graças ao poderoso mecanismo de buscas do Evernote, que nunca me deixou na mão, e à utilização dos tags.

E vocês? Que dica de uso do Evernote tem para compartilhar conosco?

Comentários

Postagens Mais Lidas

literatura Canadense

Em seus primórdios, a literatura canadense, em inglês e em francês, buscou narrar a luta dos colonizadores em uma região inóspita. Ao longo do século XX, a industrialização do país e a evolução da sociedade canadense levaram ao aparecimento de uma literatura mais ligada às grandes correntes internacionais. Literatura em língua inglesa. As primeiras obras literárias produzidas no Canadá foram os relatos de exploradores, viajantes e oficiais britânicos, que registravam em cartas, diários e documentos suas impressões sobre as terras da região da Nova Escócia. Frances Brooke, esposa de um capelão, escreveu o primeiro romance em inglês cuja ação transcorre no Canadá, History of Emily Montague (1769). As difíceis condições de vida e a decepção dos colonizadores com um ambiente inóspito, frio e selvagem foram descritas por Susanna Strickland Moodie em Roughing It in the Bush (1852; Dura vida no mato). John Richardson combinou história e romance de aventura em Wacousta (1832), inspirada na re

Papel de Parede 4K

Chave de Ativação do Nero 8

1K22-0867-0795-66M4-5754-6929-64KM 4C01-K0A2-98M1-25M9-KC67-E276-63K5 EC06-206A-99K5-2527-940M-3227-K7XK 9C00-E0A2-98K1-294K-06XC-MX2C-X988 4C04-5032-9953-2A16-09E3-KC8M-5C80 EC05-E087-9964-2703-05E2-88XA-51EE Elas devem ser inseridas da seguinte maneira: 1 Abra o control center (Inicial/Programas/Nero 8/Nero Toolkit/Nero controlcenter) nunca deixe ele atualizar nada!  2 Clic em: Licença  3 Clica na licença que já esta lá dentro e em remover  4 Clica em adcionar  5 Copie e cole a primeira licença que postei acima e repita com as outras 5

Como funciona o pensamento conceitual

O pensamento conceitual ou lógico opera de maneira diferente e mesmo oposta à do pensamento mítico. A primeira e fundamental diferença está no fato de que enquanto o pensamento mítico opera por bricolage (associação dos fragmentos heterogêneos), o pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico para a articulação racional entre elementos homogêneos). Dessa diferença resultam outras: • um conceito ou uma idéia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser, referindo-se a esse ser e somente a ele; • um conceito ou uma idéia não são substitutos para as coisas, mas a compreensão intelectual delas; • um conceito ou uma idéia não são formas de participação ou de relação de nosso espírito em outra realidade, mas são resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento; • um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, nem organizam a experiência nela mesma, mas, p

Wallpaper 4K (3000x2000)

Inteligência & Linguagem

Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos. O exercício da inteligência como pensamento é inseparável da linguagem, como já vimos, pois a linguagem é o que nos permite estabelecer relações, concebê-las e compreendê-las. Graças às significações escada e rede, a criança pode pensar nesses objetos e fabricá-los. A linguagem articula percepções e memórias, percepções e imaginações, oferecendo ao pensamento um fluxo temporal que conserva e interliga as idéias. O psicólogo Piaget, estudando a gênese da inteligência nas crianças, mostrou como a aquisição da linguagem e a do pensamento caminham juntas. Assim, por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não é capaz de pensar relações reversíveis ou recíprocas porque não domina a linguagem desse tipo de relações. Se se perguntar a ela: "Você tem um irmão?", ela responderá: "Sim". Se continuarmos a perguntar: "Quem é o seu irmão?", ela r